Há tantas histórias sobre os bastidores de O Lago dos Cisnes que renderia uma novela. O balé de Piotr Ilyitch Tchaikovsky é um dos mais populares já criados (e perfeitos), mesmo que notoriamente sua estreia tenha sido marcada por rejeição e fracasso. A versão de 1895, assinada por Marius Petipa e Lev Ivanov segue sendo a base do clássico entre os clássicos, um balé popular e marcante.
Embora o papel principal feminino seja o duplo de Odette-Odile, ocasionalmente há outros solos, porque sempre em uma obra clássica, há oportunidades para destacar artistas com potencial de estrelato. No Lago dos Cisnes, são papéis ‘menores’, porém marcantes.
Em um grupo de cisnes liderado por uma princesa, seis solistas têm a rara oportunidade de dançar além de Odette, mas são quatro delas que ‘roubam’ a noite, com o trecho mais famoso do segundo ato: o pas-de-quatre dos Pequenos Cisnes.

Em geral, são quatro meninas menores em estatura do corpo de balé, que ressalta a graciosidade e agilidade da peça. Elas dançam juntas – de mãos cruzadas – movendo os pés e as cabeças em perfeita sincronia. O solo é curto, e é um dos momentos mais famosos do segundo ato.
O crédito dessa dança hoje é dado à Ivanov e só surgiu, portanto, nesse formato de quatro bailarinas em sincronia, na remontagem de 1895. A intenção é imitar a maneira como os cisnes se unem e se movem enquanto se protegem. As quatro bailarinas entram no palco em fila, com braços cruzados um na frente do outro, segurando as mãos das próximas dançarinas, formando um X. Elas então se movem de lado, em diagonal, fazendo dezesseis pas-de-chat no mesmo tempo e altura, em um momento de trabalho de equipe e ainda assim, destaque individual. Alcançar a visualização uníssona é o objetivo e quando alcançada, sempre tira o fôlego da plateia. Elas só quebram a corrente no momento final, em uma imagem na qual parecem tentar voar antes de pousar no chão.
Com tamanha graciosidade e perfeição, alguma surpresa dos Pequenos Cisnes serem um dos mais icônicos de toda dança clássica?
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
