Claro que em séries de época, os figurinos se destacam. Enquanto Bertha Russell (Carrie Coon) é o símbolo de elegância e luxo, assim como Agnes Van Rhijn (Christine Baranski) é luxo e tradição, com tons escuros e longas mangas, Marian Brook (Louisa Jacobson) é nossa heroína romântica.
Conhecemos Marian ainda de luto, suas coisas são roubadas no caminho para Nova York e quando chega na casa de suas tias, praticamente só tem a roupa do corpo. Agnes, que jamais deixaria alguém de sua família não estar à altura, faz um senhor enxoval para ela, portanto é um desfile de vestidos lindos… que mantém a personalidade da jovem. Como sabemos? Em geral, em especial na primeira temporada, Marian se mantém com tons pastéis. Muitos deles, em azul.


A figurinista Kasia Walicka-Maimone assina todos os lindos modelos da série e há alguns anos falou da escolha da personagem. Lembrando que Marian tem personalidade, cada dia mais clara na segunda temporada, mas, na primeira, era ainda uma jovem insegura. Ela é forçada a viver com as tias que nunca tinha conhecido depois que seu pai morre e a deixa na miséria. Portanto, é natural que ela evite tons fortes ou modelos ousados, está ainda tentando se encaixar em uma nova cidade, amigos e até família. Kasia lembrou que o fato de que Marian cresceu em uma pequena cidade rural da Pensilvânia, sem aparentemente ter nem convivido com sua mãe – é verdade, Marian jamais é vista falando absolutamente nada de seus pais – também percebemos que mesmo vaidosa, ela não teve uma orientação para questões de moda.

Ser conservadora, pelo menos na aparência, e tímida, suavizam seus embates com sua tia Agnes. Mas as coisas vão mudando. Sua inocência está nos tons pasteis, mas, com frequência, ela usa amarelo, uma cor que revela alguma coisa sobre Marian. “Você sabe que ela é uma mulher muito inocente, mas com uma opinião forte, porque foi criada como uma alma muito independente e uma pessoa franca”, explicou Kasia na entrevista há dois anos para imprensa britânica.
O fato de que, mesmo na segunda temporada, vemos Marian de amarelo confirma a teoria de que pessoas que gostam dessa cor tendem a ser alegres, dinâmicas, descontraídas e comunicativas, além de não gostarem do isolamento. Além desses tons, percebemos já no primeiro episódio que elementos de padrões florais começam a ficar mais claros.


Aos poucos teremos que atualizar esse post, claro, ainda só vimos um episódio e teremos mais 7, mas certamente a evolução de Marian ao longo da temporada vão refletir no guarda-roupa. Ela já enfrentou a ira de Agnes por estar – secretamente – ensinando pintura em uma escola, uma vez por semana. Como ela diz, não quer ser enjaulada.
Embora Tom Raikes esteja no passado (por hora), o coração de Marian voltará a ser testado em The Gilded Age. A entrada do ‘primo’ (que não é de sangue), um viúvo com uma filha que já é aluna dela, será claramente uma questão. Por hora ela não se vê se apaixonando novamente, mas eu, que sou team-Larry, estou incomodada que esse casal perfeito vá passar a temporada nos braços de outras pessoas. Larry (Harry Richardson) com a viúva Susan Blane (Laura Benanti) e Maria, com o primo Dashiell Montgomery (David Furr).
Enquanto Larry enfrentará a ira de Bertha por obvias razões, isso caso queira “assumir” seu relacionamento com Susan, Marian certamente vai resistir à idéia de se casar com Dashiell e criar problemas para ela em casa. No papel, Dashiell seria tudo que ela poderia esperar: viúvo, jovem e com dinheiro. O problema é: seria o suficiente para conquistá-la? Conhecemos Marian, pelo menos um pouco… duvido!


O problema do drama de Marian com a paquera de Dashiell, na minha mente eternamente conspiratória, é que assim como Tom Raikes era um Morris Thownsend de A Herdeira (Washington Square) morro de medo que Dashiell seja um Gilbert Osmond de Retrato de Uma Mulher. De alguma forma, pelo menos. Diferentemente de Isabel Archer, até onde sabemos, Marian Brook não herdou nenhuma fortuna. A-ha! E se a minha teoria original estiver certa?
Seja como for, pasteis ou não, Marian seguirá como uma das mais elegantes de The Gilded Age.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu