Jacaerys Velaryon: Vida, Morte e Liderança na Dança dos Dragões

Em duas semanas de conflito e a Guerra Civil dos Targaryens já custou a vida de dois príncipes (Lucerys e Jaehaerys), de soldados, de culpados e inocentes. O pior ainda está por vir.

Do lado de Rhaenyra as morte parecerão mais pessoais, não apenas perderá aliados cruciais como Rhaenys Velaryon (Eve Best) como seus três filhos com o primeiro marido, Laenor Velaryon (John MacMillan), quer dizer, com seu amante Ser Harwin Strong (Ryan Corr). Lucerys, seu filho do meio e herdeiro dos Velaryons, foi a primeira vítima do conflito entre Pretos e Verdes, um ataque (acidental) de Aemond (Ewan Mitchell) que paralizou a Rainha por semanas e a faz ser excessivamente protetora dos outros filhos. Porém nem toda cautela a impedirá de sofrer maiores perdas, entre elas e relativamente perto, de seu primogênito, Jacaerys Velaryon (Harry Collett). Essa perda será devastadora para Rhaenyra.

O primeiro e o líder protetor

Jacaerys Velaryon nasceu como o filho mais velho da princesa Rhaenyra Targaryen e de seu primeiro marido, Ser Laenor Velaryon. Na época, a princesa ainda estava vivendo em King’s Landing e o nascimento do herdeiro da primeira na ordem sucessória de Viserys I (Paddy Considine), o que afetava ainda mais diretamente os planos de Otto Hightower (Rhys Iphans) de ter seu neto Aegon II (Tom Glynn-Carvey) no Trono de Ferro.

A série House of the Dragon avança no tempo e conhecemos o pequeno Jace quando Rhaenyra dá a luz ao terceiro filho “com Laenor”, Joffrey, mas logo percebemos que os elementos descritos no livro estão presentes. Principalmente a confirmação de que o verdadeiro pai dos filhos da princesa é seu guarda-costas, Ser Harvin Strong (Ryan Corr).

Embora Laenor pose como pai e seja carinhoso com os “filhos”, é Ser Harwin que os protege e treina para serem cavaleiros e que saibam lutar. O segredo mais público e descarado da paternidade de seus filhos expôs e enfraqueceu a situação de Rhaenyra, mesmo com o apoio irrestrito de seu pai. Isso só contribuiu para a inveja ainda maior de Alicent (Olivia Cooke), presa em um casamento político e seguindo as regras, apenas para testemunhar a enteada viver com liberdade (i)moral sem aparente punição.

Dentro desse cenário, o fato de que todos os filhos de Rhaenyra tiveram dragões e sabiam montá-los era vital para comprovar de alguma forte a força do sangue valiriano dos meninos. O dragão de Jace é Vermax.

Definindo Jace como Príncipe: protetor, ousado e carismático

Jace Velaryon pode ser definido como um príncipe corajoso, determinado e leal. Extremamente protetor de sua mãe e de seus irmãos, ele também é um dos principais apoiadores das reivindicações de Rhaenyra, liderando forças em seu nome e estabelecendo importantes alianças.

A diferença de idade dele para os tios era pequena, portanto a rivalidade entre ele, Aegon e Aemond “vem de berço”, alimentada por Alicent e sobretudo Ser Criston Cole (Fabien Frankel). Para piorar, Jace e seus irmãos sempre enfrentaram a desconfiança e a hostilidade devido às suspeitas sobre sua paternidade e essa desconfiança é alimentada e exacerbada por seus tios, Aemond e Aegon, que frequentemente zombam e desafiam Jace e seus irmãos.

Houve uma consideração de Rhaenyra, para resolver a questão com os Hightowers, de casar Jace com Helaena (Phia Saban), mas Alicent se opôs e apressou o casamento da filha com o irmão dela, Aegon II, condenando a princesa sensível à uma união com um abusador e predador sexual em vez de uma possível relação de carinho e respeito com Jace.

Em vez de Helaena, Jace é prometido à sua prima Baela Velaryon (Bethany Antonia) – filha de Daemon Targaryen (Matt Smith) e sua segunda esposa, Laena Velaryon – de quem ele sempre foi próximo. Ao unir os dois, Rhaenyra “resolve” a questão da ilegitimidade do filho, pois Baela é indubitavelmente Velaryon e Targaryen, aplacando igualmente as ambições do sogro, Ser Corlys Velaryon (Steve Touissant).

Além disso, Baela estava diretamente envolvida em um dos traumáticos momentos da infância de Jace, quando no funeral da mãe Aemond reinvidica Vhagar e as crianças saem literalmente no tapa por isso. O que seria briga de primos tem uma virada trágica quando Aemond aparentemente vai ferir Jace com uma espada e Lucerys defende o irmão, cegando o tio para sempre. O evento aprofunda a animosidade entre as duas facções da família Targaryen e o conflito é um prelúdio para as divisões mais profundas que levarão à guerra civil conhecida como a Dança dos Dragões.

Diante disso tudo, Jace ficou ainda mais protetor do irmão e de sua mãe, que passou a viver com eles em Dragonstone. Ele ganhou mais dois irmãos, Aegon III e Viserys II, de quem cuidava com o mesmo carinho que dedicava à Luce e Joffrey.

Quando começa o golpe dos verdes, é Jacaerys que toma a liderança e convence à sua mãe de ter a ele e Luce como mensageiros, indiretamente colocando o irmão na rota de sua morte prematura. Jace ganhou a missão mais difícil de voar ao norte, enquanto em tese o irmão ficaria mais perto, indo a Storm’s End.

Jace é bem sucedido em todas as negociações, consegue convencer a Lady Jeyne Arryn a apoiar Rhaenyra, assim como Cregan Stark. Na série eliminaram as fofocas de que ele teria sido assediado por Jeyne ou se apaixonado por uma “Sara Snow”. Ao contrário, House of the Dragon nos mostra o amor e cumplicidade dele com Baela, um casal perfeito se não estivessem em um universo de Game of Thrones

O legado de Jace

Antes de nos despedirmos de Jace, o que desconfio que guardarão para o final da temporada ou início da próxima, ele será fundamental (mais uma vez) para sua mãe quando ela perder sua principal aliada, Rhaenys Targaryen (Eve Best).

Por conta da morte de Luce, como já foi sinalizado no segundo episódio, Rhaenyra passará a negar expor seus filhos a todo custo, o que aumenta o risco para todos os outros. O duelo dos gêmeos Cargylls, no livro, poderia ter sido uma nova versão de “filho por filho”, com uma vertente defendendo que o alvo era o próprio Jacaerys e não a Rainha. Na série, em vez de se enfrentarem no corredor, os dois se matam no quarto de Rhaenyra, que era indubitavelmente o alvo do ataque. Isso faz pouca diferença, depois do novo atentado, ela tentará resguardar Jace, Joffrey, Aegon e Viserys a todo custo.

Quando Rhaenys partir para a batalha da qual não voltará mais, era para que Jace fosse com ela. E, se tivesse sido assim, talvez o resultado fosse outro. Sozinha, como o próprio Daemon alertou, não haveria como encarar Vhagar e menos ainda a dupla Vhagar e Sunfyre. Em seu luto, Ser Corlys vai se voltar contra a nora e será Jacaerys que fará as pazes entre os dois, deixando seu avô como a Mão da Rainha.

Além disso, agora em desvantagem de montadores de dragões, será Jace que vai sugerir treinar outras pessoas para voarem, os “sementes de dragão”, Entre eles estará Addam de Hull (Clinton Liberty), um bastardo de Corlys que o príncipe ajuda a convencer a mãe a legitimar como Velaryon. Afinal, terá sido Jace que teria proclamado que qualquer homem ou mulher que conseguisse domar um dragão receberia os status de nobre.

O que vai acontecer com Jacaerys Velaryon

Mesmo sem ser a Mão do Rei, Otto Hightower quer que os Verdes vençam e vai conseguir uma ligação com a sanguinária Triarquia para quebrar o bloqueio à King’s Landing. Rhaenyra, cada dia mais preocupada com a segurança de seus filhos, cede ao pedido de Jace de tirar Aegon e Viserys de Dragonstone e colocá-los em segurança em Pentos. No entanto, os Pretos sofrem uma emboscada que resulta na Batalha da Goela (Battle of the Gullet).

Nela, os filhos mais novos de Rhaenyra são capturados, mas Aegon III escapa com seu dragão Stormcloud, deixando Viserys III com destino incerto. Jacaerys parte imediatamente com quatro cavaleiros para resgatar o irmão.

Tudo parece que vai bem para os Pretos, mas Vermax, que voava baixo perto da linha d’água, é
abatido por flechas e arpéus enquanto sobrevoa a frota de guerra dos Verdes. Ele cai no mar, perto de uma galé incendiada. Jacaerys consegue se livrar e flutua na água atordoado, mas é morto com diversas flechas dos inimigos. Para piorar, Driftmark é incendiado em seguida.

A morte de Jacaerys é um golpe significativo para a facção dos Negros, mas mais ainda para Rhaenyra que tem seu coração destruído. Ela já está sob a enorme pressão e estresse devido à guerra, e a morte de Jace agrava ainda mais sua situação emocional e psicológica. Segundo relatos Rhaenyra se torna mais implacável e determinada a derrotar seus inimigos, mas também mais vulnerável e desesperada.

Perder Jacaerys significa perder também um dos estrategistas e comandantes dos Pretos, enfraquecendo a moral das forças de Rhaenyra porque o príncipe era uma figura proeminente e sua liderança era crucial para manter a coesão entre os apoiadores de sua mãe. Sua morte cria uma oportunidade para que alguns aliados reconsiderassem sua lealdade, desestabilizando ainda mais a posição de Rhaenyra. E claro, a cada morte a violência escala ainda ainda mais em ambos os lados.

Como esperado, a morte de Jace Velaryon será um ponto de virada significativo na Dança dos Dragões, afetando tanto o curso da guerra quanto a dinâmica entre os personagens principais envolvidos.

E Baela Velaryon?

Com a morte de Lucerys Velaryon, Baela Velaryon se encontra em uma situação de grande tensão e tristeza. Como membro dos Negros, ela está diretamente envolvida na guerra e na luta pelo trono e a perda de Lucerys aprofunda o ódio e a determinação dos Negros em derrotar os Verdes, levando a mais batalhas e tragédias. Baela, especificamente, continua a apoiar sua família e os Negros na guerra, e sua coragem e determinação são demonstradas em várias ocasiões.

No terceiro episódio da segunda temporada, antes de ficar viúva, Baela terá um confronto direto com seu primo Aegon II e seu dragão Sunfyre. Embora Moondancer seja morto e Baela sofra graves ferimentos, ela sobrevive ao confronto.

Após a guerra e a morte de Jace, Baela se casa com Alyn Velaryon, a essa altura um famoso comandante naval. Eles têm uma vida relativamente tranquila e Baela continua a ser uma figura respeitada dentro da Casa Velaryon e Targaryen.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário