O destino dos filhos e aliados de Rhaenyra

O que vai acontecer com os filhos de Rhaenyra Targaryen? E o destino dos Pretos?

É pessoal, temos que nos preparar. Já que resumimos como será trágico o futuro dos Hightowers e o que aguarda os Pretos não é melhor. SPOILERS a caminho.

Lucerys Velaryon

A breve vida de Lucerys, o segundo filho de Rhaenyra Targaryen marcou o conflito familiar com violência. Luce, foi escolhido por seu avô, Ser Corlys Velaryon, como o futuro herdeiro de Driftmark e sempre zoou seu tio, Aemond sendo o responsável por cegá-lo de um olho. “Protegido” da mãe e do irmão, sua morte eliminou qualquer chance de Paz entre os Targaryens, como veremos no final da 1ª temporada.

No episódio 9, os Verdes tomarão o Iron Throne, coroando Aegon no lugar de Rhaenyra. Na tentativa de resolver a questão sem derramar sangue, mas usar de política, os Pretos vão buscar o apoio dos que juraram fidelidade à princesa. Lucerys e Jacaerys pedem para ajudar, voando como emissários na busca de aliados. Pressentindo o perigo, Rhaenyra só permite se os filhos jurarem não lutar e todos concordam que Luce deveria liderar a missão mais segura. Isso seria buscar o apoio de Ser Borros Baratheon, em Stormsend, mais perto de Dragonstone.

Erro fatal.

Quando chega lá, Lucerys descobre que seu tio Aemond foi mais ágil e já estava no castelo. Ser Borros está ainda decidindo se vai honrar seu juramento ou não e tem uma oferta de casamento na mão, com Aemond se oferecendo para se unir a uma de suas filhas, algo que Luce não pode igualar pois já está noivo de Baela. Dessa forma, Ser Borros muda de lado, passando a apoiar os Verdes. Príncipe Aemond tenta atacar o sobrinho em busca da reparação do olho perdido, mas é impedido. Bom, impedido dentro de Stormsend. Quando Luce sai em seu dragão, Arrax, é perseguido por Aemond e Vaghar.

Uma tempestade atrapalha Arrax, que era muito menor que Vaghar. A batalha, no ar, foi rápida. Atacado fatalmente, Arrax caiu no mar, com Luce tendo o mesmo destino. Os corpos dos dois só foram encontrados três dias depois, servindo de banquete para caranguejos e aves marinhas.

É a notícia da morte do filho que determina o desejo de vingança e extermínio dos Hightowers para Rhaenyra. A primeira baixa dos Pretos.

A morte de Lucerys pode ter sido celebrada como vingança por Aemond, mas provoca uma tragédia. Daemon, padrasto do príncipe, define que “olho por olho, filho por filho. Lucerys será vingado”, mandando matar um dos filhos de Aegon, o que será uma das cenas mais violentas e traumáticas do conflito. Lucerys, portanto, define a guerra civil.

Rhaenys Targaryen

A Rainha Que Nunca Foi será uma perda sentida, provavelmente na metade da segunda temporada. Veremos no episódio 9 que Rhaenys estará ainda em King’s Landing quando Aegon II for coroado, mas – fiel à prima – foge com a coroa de Viserys. Será espetacular. A partir desse momento, Rhaenys será uma das principais vozes no Conselho dos Pretos, colaborando na estratégia de guerra e na parte de defesa de Dragonstone e Driftmark, uma vez que tomada pela dor, Rhaenyra passa para Rhaenys todo poder de decisão na guerra.

No entanto, uma crise será aberta entre Rhaenyra e os Velaryons. Um dos apoiadores dos Pretos pede ajuda pois está sob ataque dos Verdes, liderado por Ser Criston Cole. Ainda traumatizada com a morte de Luce, Rhaenyra impede que Jacaerys vá com a avó para o combate e Rhaenys vai sozinha com Meleys. Era uma emboscada. Aegon II e Aemond estavam aguardando, montados em Sunfyre e Vhagar. Embora a vitória seja virtualmente impossível, a princesa não recua. A batalha será de tirar o fôlego pois terá três dragões se enfrentando.

Aegon fica ferido, mas como Meleys foi morta por Vaghar, Rhaenys tem o mesmo destino. Junto com a carcaça da dragão encontraram o corpo de uma mulher totalmente queimada, supostamente de Rhaenys. Essa morte tem efeito divisor entre os Pretos. Ser Corlys não se conforma que – para poupar seus filhos – Rhaenyra tenha enviado Rhaenys sozinha, reduzindo suas chances no combate. Algo que vai repecurtir mais à frente.

Jacaerys Targaryen

O primogênito de Rhaenyra, Jacaerys, é responsável, protetor, bonito, ágil e esquentado (revelando ainda mais seu DNA do que o perfil do pai oficial). Jace sabe da verdade (que é filho de Ser Harwin Strong), mas é o segundo na ordem sucessória, tecnicamente, após Rhaenyra.

O destino de Jace é triste como de seus irmãos. Ele faz parte do Pequeno Conselho de sua mãe, e foi ele que sugeriu mandar Luce para Stormsend, por achar que seria mais seguro. Jace cobriu distâncias maiores, correndo maior risco de ser interceptado. Apesar da perda de Luce, Jace consegue apoios importantes para os pretos, em especial, dos Starks no norte. Sua morte vem novamente quando tentava salvar seus irmãos, no caso os dois caçulas, Aegon III e Viserys II, os mandando para Pentos. Porém os príncipes são atacados e capturados pelos Verdes, com Aegon III conseguindo fugir para Dragonstone em seu dragão, Stormcloud. No contra-ataque, Jace voava baixo com Vermax quando os dois são atigidos por disparos de escorpiões. Jace cai de seu dragão em um dos navios em chamas. Heroicamente se salva, mas quando estava flutuando na água foi atingido por um mar de flechas e, finalmente, morto.

Se perder Luce despertou o desejo de vingança em Rhaenyra, a morte de Jace endurece seu coração. É quando ela começa a perder aliados próximos. O que a domina é fúria e ódio.

Daemon Targaryen

Já vimos o confronto de Daemon com seu carrasco e última vítima, o sobrinho, Aemond. Mas antes, será o responsável por uma das maiores mortes dos Verdes, quando manda matar os filhos de Aegon II para vingar Lucaerys.

Em Harrenhal, Daemon desafia Aemond para um combate e esperou por duas semanas até que o sobrinho finalment apareceu. A luta entre os dois – e seus dragões – foi violenta e custou a vida de ambos. Como o corpo de Daemon nunca foi encontrado há rumores de que ele na realidade fugiu com Nettles, sua amante.

Eventualmente são os dois filhos de Daemon e Rhaenyra que acabam sentando no Iron Throne, mas isso é para uma futura série?

Os Velaryons sobrevivem, mas nos últimos anos Ser Corlys passa a apoiar os Verdes, depois de se desentender com Rhaenyra e ser acusado de traição (injustamente). Suas netas se casam e prosperam e quando Aegon III sobe ao trono, a Paz passa a reinar em Westeros. Falta muito para esse dia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s