Para os fãs de western, Billy The Kid, a ótima série da Paramount Plus com Tom Blyth no papel do pistoleiro americano foi uma das boas surpresas dos últimos anos. Revista pelo showrunner Michael Hirst, que saiu do frio nórdico dos Vikings para o oeste americano, a história de William H. Bonney, desde suas humildes raízes irlandesas e seus primeiros dias como caubói e pistoleiro até sua fama como fora da lei ganha outra proporção dramática.
No Brasil, a série praticamente ficou escondida na Paramount Plus, com sua segunda temporada sem nenhum alarde na plataforma, mas o anúncio há 15 dias de que a terceira temporada será a final, resgata minha atenção.
A aventura romântica épica de um dos criminosos mais lendários dos Estados Unidos é também um dos personagens mais adorados do cinema e da TV. São inúmeras biografias, aventuras e documentários, tornando Billy um mito pop dos mais potentes de todos os tempos.
Sob a ótima de Michael Hirst, que nos fez curtir História como entretenimento tanto com Tudors como Vikings, Billy é uma figura quase trágica de um mundo opressor. Filho de imigrantes pobres irlandeses, na primeira temporada vemos sua infância marcada pela dor e perda, tanto material, pessoal como sentimental de seu pai, sua mãe e tudo que possuía. Seu talento inexplicável de mira e tiro o fazem um jovem de destaque na perigosa fronteira oeste dos Estados Unidos e vemos como um homem de meta honesta tem um destino fatal de criminoso.

Na primeira temporada vemos como os McCarty (o verdadeiro nome de Billy era Billy McCarty) inicialmente morava em Nova York com os pais e tios até que eles decidem se mudar para Coffeyville, Kansas, em busca de melhores perspectivas de emprego. Após uma viagem dura e cheia de perdas, o plano não dá certo, e seu pai, destruído mentalmente, eventualmente morre de depressão.
Resta então sua mãe, Kathleen, a única fonte de conforto emocional e material, mas ela mesma passa por provações violentas. Billy e seu irmão Joe, mudam de casa constantemente e Kathleen faz o que pode para escapar da cobiça e agressão masculina. Por “segurança”, se casou com Henry Antrim, um homem rico local em Santa Fé, Novo México, mas abusivo e perigoso.
Nesse período, Billy adotou o sobrenome do padrasto, aprende a atirar e faz de tudo ajudar. Infelizmente, Joe e Kathleen morrem de tuberculose e uma vez órfão, Billy passa a trabalhar como pistoleiro com Jesse Evans, que era o líder da Seven Rivers Gang. Assim entra para a vida do crme, mata, é preso, escapa e mata de novo, passando a ser caçado.
A fama de fora-da-lei – agora com pseudônimo de William H. Bonney – é inevitável e ele vira ídolo dos oprimidos, mas desperta inveja e ciúmes do instável Jesse também. Os dois se envolvem nas Guerras do Condado de Lincoln, lideradas pelo empresário inglês John Tunstall e o corrupto Lawrence Murphy, lutando inicialmente por Murphy, mas depois mudando de lado.


Nos despedimos da primeira temporada com um Murphy bêbado instruindo seus associados a atribuir um ataque a John Tunstall e Billy rompendo com Jesse e a gangue.
A segunda entra no conflito histórico em Lincoln, assim como a rivalidade entre os ex-amigos Jesse e Billy, além de, claro, a virada de Pat Garrett e sua obsessão com Billy the Kid. Há também espaço para um romance com a rica Dulcinea, mas a violência da vida do pistoleiro põe à prova o noivado.
No final da 2ª temporada, Dulcinea ajuda Billy a fugir da prisão, o que aumenta a obsessão de Garrett, por ele. Assim, quando Billy the Kid voltar em sua terceira e última temporada em 2025, veremos as consequências do fim da Guerra do Condado de Lincoln, com pendências mortais de todos os lados. Billy lutará como o inferno para tentar finalmente encontrar a justiça que há muito tempo o iludiu, mesmo que isso signifique que ele morrerá tentando.
Tom Blyth, que foi bem em Jogos Vorazes: A Balada dos Pássaros e das Serpentes, brilha no papel principal. Se você puder, recomendo muito chegar Billy the Kid, uma série que está fora do radar, mas sobra em qualidade e entretenimento.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
