Justiça nega novo julgamento a Keith Raniere

A Justiça americana negou o pedido dos advogados do líder do culto NXIVM, Keith Raniere, a um novo julgamento. Foi a segunda tentativa da equipe de defesa desde que Raniere foi condenado por extorsão, tráfico sexual e posse de material pornográfico com menores de idade. A sentença final, que pode determinar prisão perpétua sem direito a condicional, está marcada para terça-feira, 27 de outubro.

Parte do argumento de sua defesa alega que duas mulheres, membros do culto, não tiveram a permissão de testemunhar a seu favor. Raniere concedeu a primeira entrevista desde que foi preso, em 2018. Falando pelo telefone para a NBC americana, ele diz que não está recebendo um julgamento imparcial. “Sou inocente. É uma tragédia horrorosa, com muitas, muitas pessoas sendo magoadas. Tem uma horrível injustiça aqui. E mesmo que você ache que eu possa ser um demônio ou não, tem que examinar o processo judicial”, ele declarou.

Allison Mack aguarda julgamento em liberdade (Drew Angerer/Getty Images)

As mulheres associadas à Raniere, a atriz Allison Mack, a herdeira da Seagram, Claire Bronfman, a sócia de Raniere, Nancy Salzman, a filha dela, Lauren Salzman e a contadora Kathy Russell, se declararam culpadas e aguardam a decisão da Justiça. Apenas Claire Bronfman já recebeu sentença e ficou surpresa de ter sido dura. Serão quase oito anos atrás das grades.

O FBI investigou as atividades da NXIVM depois de receber denúncias sobre um subgrupo dentro da seita, chamado de DOS, onde mulheres foram marcadas na pele e forçadas em escravidão sexual. O documentário The Vow, da HBO, contou como funcionava o grupo através de testemunhos e registros de imagens feitos por mais de 10 anos por ex-membros da organização. Entre eles, a atriz Catherine Oxenberg, que lutou por anos para libertar sua filha, India, que fazia parte do DOS.

Duas mulheres que participaram do DOS, Michelle Hatchette e Nicole Clyne, teriam se voluntariado para testemunhar a favor de Raniere, assim como outros ex-membros.

Com a proximidade do dia da audiência, sobreviventes se mantém atentos. “Keith Raniere vai receber a sentença perpétua, e isso será justiça!”, escreveu Catherine. Os próximos dias serão decisivos para a história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s