Obra de Man Ray inspirou Rocky Horror Show

O quadro A l’heure de l’observatoire, les Amoureux, do pintor Man Ray é uma imagem icônica do movimento surrealista. A obra, dos anos 1930s, levou dois anos para ficar pronta. O lábio flutuando no céu, representando “a mulher devoradora” é um retrato dos lábios da amante do pintor, Lee Miller. Segundo Man Ray, o leve sorriso e o batom vermelho representam a emancipação feminina.

Quase quarenta anos depois, a imagem foi “copiada” para o cartaz e abertura do filme cult The Rocky Horror Picture Show.

Richard O’Brien, autor de Rocky Horror Show e fã de Man Ray, insistiu que a imagem do ‘lábio flutuante’ fosse o cartaz do musical e que também estivesse na abertura do filme, em 1975. No filme, os lábios são de Patricia Quinn, que interpreta Magenta, mas a voz é do próprio Richard, que faz o corcunda Riff Raff.

Há uma curiosidade. A canção Science Fiction, que abre a história, era cantada por Patricia Quinn e ainda hoje – no teatro- é quem faz Magenta que a interpreta. Porém no filme, Richard escolheu tirar a canção de Patricia, que, furiosa, ameaçou deixar a produção. “Até que vi meu figurino e resolvi ficar”, contou ela anos mais tarde. Ela voltou a se irritar quando descobriu que Richard decidiu ele mesmo cantar o tema. Para acalmar a amiga, pediu que ela o dublasse. “Ele pediu para que eu visse o quadro do Man Ray, que apenas meus lábios seriam vistos”, ela explicou, acrescentando que mais uma vez se irritou por não aparecer, mas topou fazer. Nascia assim um dos lábios mais famosos do cinema.

Patricia Quinn com os lábios famosos, em 2019 (Getty Images)

Há outra referência que com frequência se menciona como inspirada em Man Ray, a logo dos Rolling Stones. Os lábios grossos e a língua para fora apareceu pela primeira vez na contracapa do álbum Sticky Fingers, no mesmo ano em que Rocky Horror Show estreava em Londres, em 1970. No entanto, no caso dos Stones, os lábios não são nem do vocalista da banda nem de Man Ray. Segundo o autor, John Pasche, a boca é uma versão de uma imagem da divindade indiana Cali.

A ligação entre bocas famosas traz mais uma curiosidade. Mick Jagger era muito fã de Rocky Horror Show, assistiu ao musical mais de uma vez e em um momento quase interpretou o Dr. Frank ‘N Furter. Mas essa é outra história…

Gosta de música? Não perca

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s