Sensibilidade e talento que marcaram Vikings

Dizer que Ivar, the boneless é uma personagem complexa é resumir de uma maneira muito pobre o que a série Vikings apresentou. Inspirado no verdadeiro e lendário líder nórdico, Ivar foi um dos mais temidos do seu povo, mesmo sofrendo de Osteogenesis Imperfecta, mais conhecida como “ossos de vidro”, uma doença que atinge os ossos, os deixando fracos e quebrando com facilidade. Na série, Ivar é o anti-herói e fez do jovem dinamarquês Alex Høgh Andersen uma estrela internacional.

E pensar que Alex quase não foi Ivar. O ator, que ainda estava no primeiro ano da faculdade (mas com alguma experiência em teatro e TV na Dinamarca), mandou um vídeo para produção de Vikings e foi chamado para um teste. Em Dublin, com outros 14 atores, ele estava em consideração para ser ou Ubbe ou Hivtserk ou Siggurd. Ivar, de quem ele sabia pouco, já teria um ator escolhido.

Mesmo inseguro e ansioso, Alex brinca que não sabe até o hoje o que foi, mas alguma coisa que fez deu a idéia ao show runner, Michael Hirst, de pedir que ele lesse a parte do caçula de Ragnar Lothbrok. Ele teve apenas meia hora para se preparar psicologicamente, decorar as falara e começar a gravar o teste. Fez uma única pergunta: “Ele sente dor?”. Ao ter a resposta positiva, juntou as pernas e não demonstrou o incômodo porque, segundo imaginou, se ele estivesse em dor constante, a essa altura saberia disfarçar. A interpretação de Alex foi tão impactante que ele voltou para Copenhague com o contrato para fazer Ivar fechado. Ainda assim sua lembrança foi de que não teria se saído muito bem no teste, tendo errado as duas primeiras tomadas (esquecendo inclusive o texto). Na terceira, Jordan Patrick Smith (que viria a ser Ubbe) leu com ele a cena e dessa vez, acertou tudo.

Mesmo deficiente físico, Ivar liderou a invasão viking mais sangrenta da Inglaterra e entrou para a História. Após ser contratado, Alex buscou mais informações sobre ele e sua doença. Boa parte de sua participação é se arrastando pelo chão, e o ator diz que passou três semanas rastejando pelo hotel como treino. Eventualmente, durante as gravações, sentia o pulso, mas a movimentação de corpo de Alex é algo impressionante para um ator tão jovem. Ivar é intenso, frequentemente mau, violento, ressentido e instável, o oposto do jovem brincalhão que entre tomadas gostava de fazer brincadeiras e tirar fotos dos colegas (ele é fotógrafo e seu trabalho é incrível).

Alex Høgh Andersen tinha apenas 18 anos quando começou em Vikings. Brinca que seu primeiro corte de cabelo era ainda o do Exército e que apenas quando deixou o cabelo crescer que entendeu como dá trabalho mantê-lo longo. Rapaz de gostos simples, não se vê morando longe da Dinamarca por muito tempo e é ligado à família e seus amigos. Se dedica também a trabalhos humanitários.

Como Ivar, the Boneless, Alex passou de coadjuvante para principal, tendo conquistado uma sólida base de fãs ao redor do mundo. Para um papel de estreia, é de uma sensibilidade única e de grande talento. Ivar não foi um vilão qualquer, seus devaneios eram fundados em grande dor física e psicológica. E mais do que isso, se o vilão da história não convence, não tem história. Sem a metade da contribuição de Alex em um papel dificílimo, Vikings não teria sido o que foi, uma das melhores séries dos últimos anos. O fato dele não ter recebido indicações para prêmios até agora demonstra falta de visão dos críticos.

De qualquer forma, não é com isso que o ator está preocupado. O final de Vikings foi gravado há três anos e Alex já retomou sua rotina em Copenhaguen. Ele sonha trabalhar com atores como Daniel Day Lewis e é fã de Joaquin Phoenix, mas lamenta que – em Hollywood – os europeus geralmente acabem apenas nos papéis de vilões. Ele já deu a sua cota. Mas a torcida é de que voltemos a vê-lo novamente e em breve. E andando, como ele mesmo gosta de brincar.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s