O Feitiço do Tempo, do tradicional ao cult

Pode-se argumentar que o Dia da Marmota era uma tradição local na Pennsylvania até 1993, quando entrou para o hall de cults com o filme O Feitiço do Tempo, estrelado por Bill Murray.

A festa acontece todo ano, no dia 2 de fevereiro, na cidade de Punxsutawney, a 120 quilômetros a nordeste de Pittsburgh. Segundo a tradição centenária da cidade, as marmotas daquela região têm o poder de prever a duração do inverno com excelente precisão (meteorologistas discordam). Se o dia estiver ensolarado, a marmota Phil costuma sair da toca, mas se o animal se assustar com a própria sombra e se esconder, significa que o inverno vai durar ainda mais seis semanas. Foi o que aconteceu hoje, 02 de fevereiro de 2021.

O filme de 1993 virou um clássico instantâneo, tendo derivado inclusive para musical no teatro. Boa parte do sucesso se deve ao carisma de Bill Murray, que captou com perfeição todos os humores de uma pessoa presa no mesmo dia sem conseguir sair.

\

A marmota verdadeira, a Punxutawney Phil não pôde ser usada no filme e foi substituída por uma chamada Scooter que mordeu o ator pelo menos três vezes, criando um certo “conflito” de estrelas…

Feitiço do Tempo nunca sai de moda e o status de clássico cult é merecido. No dia da Marmota, mesmo em pleno verão do hemisfério sul, vale revê-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s