Há 50 anos Carly Simon cantava para Cat Stevens e era eleita artista revelação

Carly Simon coleciona prêmios, sucessos e dramas. Uma das principais cantoras americanas dos anos 1970s, vencedora de Oscar e de Grammys, ela lançou seus dois primeiros álbuns há 50 anos. Isso mesmo, em 1971, colocou no mercado dois LPs que dominaram as paradas de sucesso, Carly Simon e Anticipation. lançados com apenas nove meses de separação.

Carly nasceu de família milionária herdeira da editora Simon & Shuster e convivia com os ricos e famosos. Sua família recebia constantemente visitas de lendas como os compositores Richard Rodgers, Oscar Hammerstein II e George Gershwin, e seu tio era empresário de Sam Cooke, então não foi surpresa que Carly e sua irmã Lucy começassem a se interessar por música. As duas tocaram juntas por quase uma década, como The Simon Sisters, circulando com artistas como Bob Dylan, mas se separaram quando Lucy abriu mão da carreira pelo casamento. Entrando nos anos 1970s como artista solo, Carly Simon não demorou a fazer sucesso, ganhando um Grammy como artista revelação em 1971.

A princípio, a tímida Carly queria ser apenas compositora, mas sua voz agradou e era a época pós-Beatles, quando os cantores passaram a interpretar suas próprias canções. Carly veio a ser uma prévia de Taylor Swift, extremamente talentosa musicalmente e sempre mandando recados para ex-namorados em suas canções.

No seu primeiro álbum o hit que fez sucesso nas rádios foi a canção anti-casamento “That’s the Way I’ve Always Heard It Should Be” que não demorou a ficar no top-ten. Em novembro veio o álbum Anticipation, com a canção título virando uma das mais tocadas do ano e rendendo discos de ouro e o Grammy. Foi apenas o começo.

Em uma carreira de mais de 50 anos, Carly Simon tem mais de 30 álbuns, sete livros publicados e muitos prêmios. Seu tumultuado casamento com James Taylor acabou em divórcio e sua amizade com Jackie Onassis virou livro. Escrever sobre Carly Simon rende muitos posts.

Do álbum lançado em fevereiro de 1971, apenas com seu nome, o hit That’s the Way I Always Heard It Should Be é uma das mais tristes porque é autobiográfica (relata o fim do casamento de seus pais) e canta sobre uma mulher que se força a entrar em uma união onde não é ouvida, mas controlada pelo namorado. Faz isso porque era o esperado dela. A novidade de cantar sob a perspectiva da mulher em dúvida se o casamento é o que a fará feliz virou um hino feminista na época.

You say it’s time we moved in together
And raised a family of our own, you and me
Well, that’s the way I’ve always heard it should be
You want to marry me, we’ll marry

(Você diz que é hora de morarmos juntos
E construir nossa própria família, você e eu
Bem, é assim que eu sempre ouvi dizer que deveria ser
Você quer se casar comigo? Nós casaremos)

Em novembro de 1971 Carly lançou Anticipation, álbum que rendeu Grammys e a solidificou como artista solo. A música título foi escrita para seu paquera da época, ninguém menos do que Cat Stevens. Segundo a cantora, ela escreveu a canção em apenas 15 minutos, enquanto o aguardava chegar para jantar.

Anticipation, anticipation
Is makin’ me late
Is keepin’ me waitin’

And tomorrow we might not be together
I’m no prophet and I don’t know nature’s ways
So I’ll try and see into your eyes right now
And stay right here ‘cause these are the good old days

(Antecipação, antecipação,
Está me atrasando
Está me fazendo esperar
E amanhã talvez nós não estejamos juntos
Eu não sou nenhuma profetisa e eu não conheço os modos da
natureza
Então eu tentarei e verei agora mesmo em seus olhos
E ficarei por aqui porque estes são os bons velhos tempos)

Outro clássico do segundo álbum é Legend In your Own Time que Carly nunca admitiu, mas dizem também ser uma crítica à Cat Stevens. De alguma forma é uma prévia de You’ re so Vain, o maior sucesso que viria a escrever.

You’re a legend in your own time
A hero in the footlights
Playin’ tunes to fit your rhyme
But a legends only a lonely boy
When he goes home alone

(você é uma lenda do seu próprio tempo
Um heroi nas ribaltas
Tocando tons para encaixar nas suas rimas
Mas a lenda é só um garoto sozinho
Quando ele volta pra casa só)

No mesmo álbum, Carly fecha com um elogiado cover de Kris Kristofferson (outro ex), I’ve Got To Have You.

Além do Grammy, Anticipation conseguiu Disco de Ouro (vendeu mais de 500 mil cópias) e foi seguido por outros álbuns marcantes. Mas isso? É outro post…

Uma playlist com 20 sucessos

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s