Em 1983, adaptação para o cinema do best seller de Tom Wolfe, Os Eleitos, foi indicado para o filme do ano. A produção que era típica vencedora de Melhor Filme, inspirado em fatos reais e com grandes atores no elenco. Pois 38 anos depois o filme, não o livro, foi adaptado para o streaming em uma minissérie de 8 episódios da Disney+, que finalmente chega ao Brasil agora em fevereiro.
A trama é simples: como foram selecionados e treinados os primeiros astronautas americanos aqueles “eleitos” entre os melhores dos melhores, os que tinham “o que precisava” (the right stuff, em inglês) para dar início ao programa espacial americano.

Há algumas diferenças do longa, como focar nos sete astronautas do programa Mercury, o primeiro a levar os americanos ao Espaço. Embora fascinante, o peso da Guerra Fria – ainda vigente quando o filme foi lançado – dava uma melhor perspectiva para a competição entre os astronautas e faz falta na minissérie. Há também a diferença de estrelas. Ed Harris foi substituído por Patrick J. Adams, de Suits no papel de John Glen e Jake McDorman, de Limitless, faz Alan Shepard, que no filme era Scott Glenn. A trama envolvendo a história de Chuck Yeager, que quebrou a barreira do som, foi excluída da série e também é sentida.

O primeiro episódio já está disponível e apresenta os sete eleitos para o primei programa da NASA. Apesar da qualidade de produção e reconstituição de época, não supera ainda a comparação de um filme tão icônico como o de Philip Kauffman. A ver como se desenvolve.