Há 50 anos, Hanoi Jane brigava com o Governo americano

Em 2021, Jane Fonda será a homenageada com o Cecil B. de Mille Award, que é um reconhecimento de contribuição artística para a indústria do entretenimento. Há 50 anos, mesmo com Oscar de Melhor Atriz, seria algo impossível de se imaginar acontecendo. A Jane Fonda de 1971 era a “Hanoi Jane“, e a ativista pacifista radical era temida e detestada por muitos americanos.

Desde que passou a se envolver com política, Jane Fonda não se esquivou de temas polêmicos. Nos anos 1970s, entre as várias questões que dividiram os Estados Unidos estava a Guerra contra o Vietnã. Jane, que era contra tanto pelas vidas dos americanos quanto as dos vietnamitas, foi compreendida como anti-americana.

O “apelido” surgiu quando a atriz topou fazer parte do movimento F.T.A. (Free the Army, ou liberte o Exército), liderado pelo amigo e ator Donald Sutherland. Eles passaram o natal de 1971 visitando as bases militares no Pacífico, tanto para dar atenção aos soldados como protestar contra a ação militar na Indochina. Nesta época, Jane foi convidada pelo governo do Vietnã do Norte para visitar o país e ela, como veio a reconhecer depois, inocentemente aceitou.

As imagens de uma das mais proeminentes atrizes americanas circulando entre os “inimigos” foi demais para a opinião pública americana. Mais ainda, a foto que aceitou fazer no meio dos soldados em um helicóptero usado para atacar tropas americanas foi visto como alta traição. Uma das imagens mais marcantes dos anos 1970s e da vida da atriz, que não importa o quanto se desculpe por ela, não consegue apagar.

Hoje Jane acredita que foi usada pelo governo vietnamita, mas que quando percebeu já era tarde. Pediu desculpas e segue se justificando. O Governo americano discutiu processá-la e prendê-la. Também se considerou banir seus filmes de circulação. Mas Jane deu a volta por cima e seguiu sua carreira de sucesso e protestos, que mantém até hoje.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s