Take Me Home, Country Roads. A história

John Denver nunca esteve em West Virginia. No entanto, seu primeiro grande sucesso, Take Me Home, Country Roads, até hoje uma das músicas mais regravadas no mundo, canta a saudade desse estado americano longe do mar e perto das montanhas. Lançada em maio de 1971, a canção é um clássico americano e foi escolhido para o trailer de lançamento da série Clarice, da CBS. Não foi a primeira trilha sonora a contar com o hit mas foi uma boa sacada (afinal, parte da capital americana, Washington D.C., fica na Virginia. É onde está a sede do FBI).

Take Me Home, Country Roads aparece no álbum Poems, Prayers and Promises, que fez de John uma estrela. Nele há outros clássicos como My Sweet Lady e Sunshine on My Shoulders e é um dos melhores de todos os tempos do gênero country. E quase fez parte do repertório de Jonny Cash. É que o casal Bill Danoff e sua esposa. Taffy Nivert, começou a trabalhar nela para que Cash gravasse, mas ao saber da canção, John se ofereceu para “ajudar”. Em troca, claro, ficou com ela para ele.

O curioso é que embora cantem sobre voltar para casa, em West Virginia, a casa das montanhas, o trio nunca tinha pisado no estado quando escreveram a canção. A inspiração surgiu quando o casal viajava para um encontro de família em Montgomery County, Maryland (estado vizinho de Virginia). Mas “Maryland” não cabia na cadencia certa da melodia. Precisava ser maior. Pensaram em “Massachussets”(não confundir com o hit dos Bee Gees!), mas chegaram em “West Virginia”, que cabia perfeitamente. Eles nem sabiam se há montanhas por lá nem estradas tortuosas (que são citadas na letra). O importante era o sentimento de beleza, paz e saudade que também estavam na melodia.

Bill e Daffy estavam ainda começando como músicos e sonhavam ter acesso a um artista de renome para ganhar notoriedade. Na época, eles estavam em uma banda chamada Fat City quando começaram a trabalhar em Take Me Home, Country Roads. Pensaram na voz de Johnny Cash. Em uma virada do destino, fizeram um show de abertura para John Denver, de quem ficaram amigos. O cantor perguntou se queriam mostrar alguma de suas composições e eles elegeram a canção que estavam trabalhando no carro. Só tinha um verso e estava inacabada. John imediatamente percebeu o potencial. Viraram a noite trabalhando nela até o sol raiar, alterando os arranjos e letras. Nasceu um clássico.

A primeira vez que foi tocada ao vivo, em dezembro de 1970, John recebeu cinco minutos ininterruptos de aplausos de pé. Foi assim em todos os shows. O casal conseguiu realizar seu sonho. O sucesso entrou no álbum (hoje histórico) do cantor country, em 1971 chegando a disco de ouro quase que imediatamente e regravada em mais de 19 idiomas. Bill e Daffy formaram o Starland Vocal Band e chegaram a ganhar um Grammy com o grupo. John virou uma superestrela do country.

Um verdadeiro hino, Take Me Home, Country Roads apareceu em vários filmes e séries. A versão de Brandi Carlile usada para a série Clarice reavivou o interesse pela canção em seu aniversário de 50 anos. Em uma versão mais soturna, no espírito de filmes de David Lynch, ela acompanha a volta de Clarice M. Starling ao FBI. Uma canção icônica que se encaixou perfeitamente com uma das melhores heroínas do cinema. Ouça.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s