A canção de groupies eternizada pelos Carpenters

Há 50 anos, uma das canções mais tocadas nas rádios era Superstar, com os The Carpenters. Uma das músicas mais famosas do duo, ela não foi escrita para eles. Na verdade, estava em álbuns de artistas como Joe Cocker, Rita Coolidge e Bette Midler.

Superstar foi escrita por Leon Russell e Bonnie Bramlett por sugestão da cantora country Rita Coolidge, que trabalhava com eles. Na época, Rita era casada com Kris Kristofferson e trabalhava como backing vocals de artistas famosos, como o próprio Leon e Joe Cocker. Era a época das groupies, fãs que seguiam seus ídolos por shows no país todos, sem esperar uma relação duradoura, mas conviver com músicos e estrelas. Rita as observava de longe e deu a idéia para a canção (porém nunca foi creditada). Joe Cocker a gravou em 1970 (com Rita cantando com ele) e Bette Midler fazia o cover em seus shows. Richard Carpenter, que era o produtor dos Carpenters, viu Bette Midler e logo identificou um grande potencial para sua irmã. Estava certo.

Superstar foi gravada pela primeira vez como Groupie (Superstar), como o lado B de um single do grupo Delaney & Bonnie, com a participação de Eric Clapton. Ele mesmo gravou a canção (tirando o “groupie”) do título.

Ao ouvir Bette Midler, Richard decidiu que teriam que gravar Superstar. A letra original era mais direta, e foi adaptada para suavizar o trecho em que cantava I can’t wait to sleep with you again para to be with you again. A versão dos Carpenters vendeu mais de um milhão de cópias e esteve no repertório da apresentação deles no Carnegie Hall, em 1971. Também rendeu a eles novo Grammy.

A versão dos Carpenters é considerada a definitiva, graças à sua emoção e intensidade. É uma das canções mais famosas dos anos 1970s e foi usada para o título da biografia da cantora, que morreu em 1983, aos 32 anos, como consequência de anorexia, um distúrbio alimentar pouco conhecido na época. A voz de Karen e sua interpretação de Superstar são atemporais. A canção pode ter sido para as fãs, mas entrou para cultura pop como da estrela.

Ouça a versão dos Carpenters

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s