Conversei com a linda e talentosa Agnes Nunes para minha coluna em CLAUDIA sobre a campanha da Disney de empoderamento das Princesas. Parte da campanha foi o lançamento da canção começou. Agnes tem razão, ela fica com você!
Conversei na coluna do site há algumas semanas sobre como a Disney vem mudando o enfoque de princesas e vilãs de seu universo, atualizando importantes conceitos que – por gerações – reforçaram mensagens ultrapassadas sobre o universo feminino. É de olho nessa transformação que a campanha das princesas, que celebra gentileza e empoderamento, usa uma ferramenta importante para compartilhar sua mensagem: a música.
As canções da Disney são marcantes e vencedoras de prêmios, portanto não teria como passar em branco. A canção “Começou”, lançada no final de maio,não apenas ganhou uma versão em português, mas também selecionou verdadeira princesa brasileira para cantá-la. A jovem estrela Agnes Nunes, de apenas 19 anos, que conversou comigo sobre sua colaboração no projeto.
Agnes, que tem mais de um milhão e meio de seguidores no Spotify e mais de dois milhões e meio de seguidores no Instagram, descobriu a música aos 12 anos. Ela é linda e naturalmente se sentiu orgulhosa pelo convite da Disney, que, segundo me contou, a fez se sentir representada. “É o que está valendo e importando hoje”, ela disse de sua casa durante o isolamento. “Eu fiquei tão feliz e tão honrada!”, confessou.
Falando em identificação, ela citou a coragem das princesas pela atração que exercem no imaginário de meninas e meninos. Ama “todas elas”, mas tem carinho especial por Tiana, de A Princesa e o Sapo. “Ela é muito determinada e linda, dá conta de fazer tudo. Sou como ela porque quando tenho um sonho, corro atrás”, Agnes analisou, “Porque se a gente não vai atrás dos sonhos da gente ninguém vai realizar para a gente”, completou.
É verdade, Tiana é uma princesa moderna, bem diferente das comparativamente passivas Cinderella e Branca de Neve, por exemplo. O fato de Agnes e muitas meninas já se apaixonarem pelas princesas atuais sinaliza o acerto da Disney no reposicionamento. Para a cantora, que há menos de 10 anos surgiu nas redes sociais e hoje é uma artista da Disney, é fácil concordar com o paralelo mágico dos sonhos virando realidade. “Veja até onde a música me trouxe, onde a minha personalidade me trouxe”, sorriu.

Com sua trajetória inspirando tantos jovens de sua idade, Agnes quer aproveitar o momento para incluir ainda mais meninos e meninas no universo das princesas, por isso gosta tanto da canção Começou. “Foi uma música fácil e gostosa de gravar, me fez feliz. A letra é tão inspiradora que é impossível reagir de outra forma”, analisou. Para ela, o trecho que diz “vou voar com paixão, com verdade em meu coração” teve uma conexão especial. “Me lembra que, por mais que eu queira alguma coisa, posso alcançar sendo como uma princesa”, explicou, “Posso ter o meu sonho e correr atrás dele, mas respeitando quem está do meu lado, com bondade e gentileza”, completou emocionada.
A canção busca o espírito de várias princesas, de Pocahontas a Moana, cada frase reflete a personalidade, o espírito e a mensagem de cada uma delas. Para Agnes, que está finalizando seu álbum mesmo durante a pandemia, seu trabalho é importante para inspirar positividade. “A música e a arte estão aqui para salvar a gente, cada vez mais, precisamos passar coisas positivas”, comentou sem dar spoiler de como será o álbum. Apenas avisa que “terá todas as versões de mim”, sorrindo.

Ah gente, além no papel vocês perderam, mas ela me serenou com trechos das canções de Moana e A Bela e a Fera e me deixou muito pra cima, porque sua alegria é contagiante. De quebra, me respondeu como é “ser uma princesa da Disney”? “É incrível, é um verdadeiro sonho!”, confirmou, acrescentando a sua preocupação de passar a mensagem de representatividade. “Ser príncipe e princesa está ligado à sua gentileza e como lida com as adversidades, por isso é uma grande honra estar aqui”, encerrou. E eu, como súdita, me curvei.