O amadurecimento de Billie Eilish

É difícil lembrar que Billie Eilish tem apenas 19 anos. Também é difícil pensar que ela virou um fenômeno mundial nos últimos três anos. Como a vida dessa menina mudou depois que postou uma canção na Internet! Bem típico da geração atual, não precisamos nos perguntar como foi, podemos ver como a vida de Billie tomou uma curva de 180º, como impactou sua vida pessoal e – aí sim usar a imaginação – para pensar como está indo. No documentário Billie Eilish: The World’s A Little Blurry (O mundo é um pouco embaçado), da Apple TV Plus, participamos por pouco mais de duas horas como a cantora ascendeu e virou uma das artistas mais em alta do momento.

Com imagens extremamente íntimas, captadas pela família e amigos desde a infância da família O’Connell, temos o acesso ao quarto, aos pensamentos e quase todos os momentos criativos de Billie e seu irmão, parceiro e produtor, Finneas. Como a cantora mesmo conta, a família respira música 24h e dentro de sua casa simples em um bairro periférico de Los Angeles, eles tiveram incentivo e liberdade para desenvolverem sua vocação e personalidades.

hh

A casa é pequena, é simples e constantemente bagunçada. O estilo de vida alternativo não é fake, e os pais de Billie acompanham os filhos dando apoio, limites e liberdade ao mesmo tempo. A união entre eles é genuína e é curioso que – mesmo milionários – os filhos tenham permanecido onde começaram até bem tarde. Aliás, acaba o documentário com Billie vivendo no mesmo quarto onde tudo começou.

E está aqui o charme do documentário. A transparência das imagens, entrevistas e edição. Os dois filhos têm talento, mas Billie sempre foi tratada como a especial. Vemos com nossos olhos todo o processo de amadurecimento de uma menina que tinha sonhos de sucesso se transformar em uma estrela, com o isolamento que vem da fama e as angústias de virar adulta publicamente.

As pressões atuais que vêm com as redes sociais contribuem com a angústia que as letras de Billie refletem. Ela quer brincar, ela quer se divertir, mas tem que trabalhar e respeitar compromissos. Antes que ela mesma desabafe que passa 24h trabalhando, sentimos os compromissos com as viagens, prazos e expectativas em torno dela. Billie nem tinha carteira de motorista quando começou!

Na transformação e amadurecimento da artista, vemos também sua personalidade forte. A decepção do fim do primeiro amor dá outra perspectiva às canções de amor também. Quando ela canta i love you em um show e não consegue segurar o choro, estamos com ela.

As profundidades das letras de Billie são comoventes, especialmente quando testemunhamos sua juventude de forma tão aberta. Mesmo milionária, ela ficou morando na mesma casa simples dos pais até há pouco tempo. Tudo colabora para 1) confirmarmos sua autenticidade 2) comprometimento com sua arte e 3) ela é verdadeira.

Billie Eilish: The World’s A Little Blurry é completo, e para quando Billie é consagrada no Grammy. Como tudo na vida dela é intenso, em poucos meses já estamos à frente, mas é muito interessante se aproximar dela. Muito generoso compartilhar com o público de forma tão simples.

Vale muito cada minuto, seja você uma fã ou apenas curiosa sobre ela.

ish


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário