O verdadeiro técnico que inspirou Ted Lasso

O comediante Jason Sudeikis é conhecido por personagens ácidos e politicamente incorretos. Fez parte do elenco de Saturday Night Live e ganhou reconhecimento internacional com a franquia Quero Matar Meu Chefe. Porém é com Ted Lasso, a série da Apple Plus que ele tem recebido prêmios e elogios. São merecidos.

A primeira vez que vimos Ted Lasso foi em 2012, em uma campanha da NBC da transmissão da Premier League nos Estados Unidos. Na época, a emissora pagou mais de 250 milhões de dólares pelos direitos de transmissão, mas estava incerta se os americanos – que não curtem futebol – iriam dar audiência. A conclusão foi de que precisavam criar vinhetas e promos para explicar as regras do jogo e tranquilizar o público que desconhecia as regras.

A essa altura, com o sucesso de SNL e Quero Matar Meu Chefe, Jason Sudeikis surgiu como a estrela que poderia incluir humor no desafio. Típico americano, Jason, não jogou futebol, mas é viciado nos jogos da FIFA e apaixonado pelo esporte. Mais do que isso, em 2001, junto com o amigo, Brendan Hunt, também adepto do FIFA, criou essa dupla de técnicos onde Brendan era o assistente com frases curtas, quase inaudíveis. Os dois faziam a improvisação de Ted Lasso e Beard, os técnicos de futebol americano contratados para cuidar de um time de futebol na europa.

Assim, quando a NBC o chamou, Ted Lasso ganhou as telas. Assim como na série, a transição não foi fácil. Os times ingleses não curtiram a campanha que desfaz das regras do jogo e apenas o Tottenham Hotspurs aceitou. Assim, nas promos, Ted é contratado para treiná-los e faz erros absurdos, mescla arrogância e desconhecimento, em uma sequência de gafes absurdas. A campanha (vídeo abaixo) foi um sucesso e repetida no ano seguinte.

Na verdade, como Jason confessou, Ted Lasso é inspirado em uma pessoa real, seu técnico de basquete da época de escola, Donnie Campbell. Segundo Jason (e Brendan, que era colega de escola), Donnie sabia inspirar os jogadores e se importava mais com o bem estar mental deles do que vitórias.

Foi a ex-mulher de Jason, a atriz Olivia Wilde que o convenceu que tinha um material rico nas mãos para uma série. As emissoras americanas não compraram, mas a Apple TV Plus topou o desafio.

Ele e Brendan desenvolveram 10 episódios para uma temporada. A segunda temporada estréia em breve e já tem uma terceira em negociação. Depois de vencer o SAG, o Emmy é quase uma certeza. Alguém dúvida de Ted Lasso agora?

Para a série, Ted Lasso mudou de personalidade. Sua arrogância agora passou para positividade e o desconhecimento, passou para doçura. Há um momento na promo em que ele se define como um técnico que ouve e essa é a tecla importante da série. Muitas das piadas originais estão no 1º episódio da série, mas aos poucos demonstra que pode muito mais. Não é à toa que ele cita Gay Talese em uma entrevista. O jornalista e escritor que fala que toda criação vem de curiosidade e Ted é curioso, mas sensível e nós é que ganhamos de lavada com um conteúdo divertido, curioso e muito esperançoso. Ted Lasso já é campeão.

Veja aqui as promos das duas temporadas na Apple TV Plus.

E aqui, as promos do Ted original da NBC.

Publicidade

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s