Lembrando Zizi, um ano depois

Ao lado de seu marido, Roland Petit, Zizi Jeanmarie dominou a cultura francesa por mais de 60 anos. Ela faleceu em 17 julho de 2020, no auge da pandemia e quase exatos 9 anos depois de Roland, por causas naturais. Ela tinha 96 anos.

Zizi, nascida Renée, foi também uma estrela do cinema mundial (estrelou musicais em Hollywood) e do cabaret francês, além dos palcos dos melhores teatros ao redor do mundo. Ela é também, a melhor Carmen vista no ballet.

Ela entrou para a escola do Opera de Paris com 9 anos de vida, sendo guiada pessoalmente por Yvette Chauviré. Foi na escola que conheceu Roland e compartilhava com ele os anseios de peças mais originais do que os balés clássicos, assim como cinema e outros desafios.

Linda e elegante, Zizi nasceu com estilo. Cortou o cabelo bem curto e os pintou de preto, chocando a platéia quando estreou com o look andrógino em Carmen, em 1949. A coreografia sensual também contribuiu para muitos olhos arregalados. O sucesso foi tamanho que em apenas alguns anos Hollywood levou o casal para estrelar alguns musicais, como Hans Christian Andersen, onde Zizi cantou e apareceu com Danny Kaye. Esteve também em Anything Goes e Black Tights.

Depois de passar pela Broadway e filmar Le Jeune Homme e La Mort, com Rudolf Nureyev, Zizi e Roland voltaram para a França.

Serge Gainsbourg criou um musical com seu nome para ela, Zizi, je t’aime, que contava também com figurinos de Yves Saint Laurent.

Como cantora e atriz, Zizi manteve sua carreira até os anos 2000, se apresentando em teatros lotados. Roland morreu de leucemia em 2011. Zizi se despediu do mundo enquanto dormia, mas na companhia de sua única filha, Valentine.

Acho romântico que Roland e Zizi compartilhem mais essa data (quase) em comum. Abaixo algumas cenas para lembrar dessa lenda francesa.

Em Carmen, com Roland.

Em Hans Christian Andersen

Cantando

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s