A canção que ninguém queria: Moonraker

Moonraker acabou marcando a última participação de Shirley Bassey na franquia de James Bond. Depois de estrear com a clássica Goldfinger, e entregar a linda Diamonds are Forever, Shirley voltou a aparecer em uma trilha sonora de John Barry. No entanto, apesar de ser uma das vozes mais associadas à trilha sonora do espião inglês, foi a terceira opção.

Compor uma canção de James Bond é considerado um grande prestígio. Os produtores tendem a escolher artistas britânicos e em ascensão, mas eventualmente escolhem artistas americanos de renome.

Em 1979, depois de Nancy Sinatra, que cantou You Only Live Twice, seu pai, Frank, foi considerado, mas descartado em lugar da grande estrela pop do ano, ninguém menos do que Kate Bush, que não topou o desafio.

O cantor Johnny Mathis foi convidado em seguida, mas mesmo sendo amigo de John Barry, sua agenda não permitiu concluir o projeto. Na verdade, dizem que ele não gostou da canção e desistiu em cima da hora. Resultado, a semanas do lançamento do filme nos cinemas ainda não tinham a canção de abertura.

O maestro então fez a ligação para Shirley. Ela gravou rapidamente, mas, nunca ficou completamente satisfeita com o resultado, só aceitando canta-la em seus shows a partir de 2005. Anos depois, a própria Shirley teria assumido desgostar da canção e admitindo que só fez o favor em nome da amizade.

Moonraker marcou uma mudança nos arranjos de Barry, que virou sua marca registrada nos anos 1980s, com melodias mais lentas e orquestra completa. Moonraker de fato não chega à qualidade das anteriores, mas fecha a trinca de ouro da parceria de Barry e Bassey, uma das melhores de toda franquia.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s