A popularidade da Rainha Mãe

Se precisarmos de uma dica da possível longevidade da Rainha Elizabeth II, só precisamos olhar para sua mãe que chegou aos 101 anos de vida. A Rainha-Mãe era adorada pelos súditos, criou as filhas com afeto mas muita disciplina e era muito ligada ao primeiro neto, príncipe Charles.

Nascida Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon, ela nasceu de uma das mais tradicionais famílias escocesas e em 1923 se casou com o Duque de York, depois de ter recusado dois pedidos anteriores. Os planos dos dois, de uma vida relativamente tranquila, foi revirado de ponta cabeça quando o cunhado, o Rei Edward VIII abdicou da coroa por Wallis Simpson. Elizabeth jamais perdoou os dois e tinha horror à cunhada. O marido foi coroado Rei George VI em 1936. Apesar de ter o mesmo nome da filha, ela passou a ser chamada apenas de Rainha-Mãe para evitar confusão.

Havia várias tradições em seu aniversário, incluindo receber as homenagens dos súditos na porta de Clarence House, onde vivia (e onde hoje moram príncipe Charles e Camila Parker Bowles). Princesa Diana, príncipe William e príncipe Harry participaram de vários aniversários e cerimônias.

Em 1990, para seu aniversário de 90 anos, houve uma grande celebração. Uma Gala reuniu alguma das maiores estrelas do cinema e teatro britânicos, exibido ao vivo na BBC. Pelo palco passaram Michael Caine, Roger Moore e várias estrelas, reencenando peças e musicais que foram compostos sua vida, incluindo Noel Coward até O Fantasma da Ópera. A Rainha Mãe se emocionou em alguns momentos, confessando mais tarde que em alguns momentos lembrou do marido.

Dois momentos foram bem especiais. Plácido Domingo fez uma participação surpresa e Dame Kiri Te Kanawa cantou uma peça composta especialmente pela noite, por Patrick Doyle, por encomenda do príncipe Charles para sua avó.

Acompanhada por Margaret, Elizabeth e Philip, a Rainha-Mãe fez questão de cumprimentar as estrelas depois da apresentação. Há 31 anos, antes do annus horribilis e as separações que estavam para acontecer. Tantos capítulos atrás! Será que estará em The Crown?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s