A música da magia e do coração partido

É difícil escolher qual é a melhor versão de I Put I Spell On You, um clássico americano. Nina Simone, Bette Midler, Bryan Ferry e Annie Lennox são apenas quatro das versões mais conhecidas. E é essa a canção que Billy Porter aparece em Gossip Girl, dando show, claro.

Mas embora seja clássica de Halloween, inclusive sendo uma das melhores cenas de Hocus Pocus, I Put A Spell On You nasceu de um coração partido.

Escrita em 1955, por Screamin’ Jay Hawkins, a balada nasceu como um lamento de uma pessoa querendo a volta de um amor que o deixou. Porém o autor revisou sua versão original e alterou o tempo, transformando nessa releitura em um hino assombroso quase como uma praga rogada. Nessa nova visão, ele não “deseja” a volta, mas a enfeitiça para voltar.

Aos poucos, o artista incorporou uma interpretação teatral assustadora para a canção. Ele saía de um caixão em fogo, segurando uma caveira e um cajado que chamava de “Henry”. Os grunhidos e gemidos no fundo da gravação também contribuíram para um certo “medo” de I Put I Spell On You.

O nome verdadeiro de Screamin’ Jay Hawkins era Jalacy Hawkins e trabalhou como lutador de boxe e pianista profissional. Ao falecer, em 2000, diz-se que deixou mais de 50 filhos.

Vários covers, versões e uma playlist

A banda The Animals gravou uma versão de I Put I Spell on You em 1966, seguida da Creedence Clearwater revival, em 1968. A cantora Nina Simone amava a canção, cuja versão é uma das mais populares até hoje. Ela gostava tanto que esse é o título de sua biografia.

Com tantas regravações, preparamos uma playlist com algumas das melhores versões. É só curtir.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s