Setembro promete dor-de-cabeça para Família Real

A apenas dois dias do aniversário de 37 anos do príncipe Harry, hoje uma das fontes de ansiedade para membros da Família Real, o maior escândalo envolvendo os Windsors ganha novo capítulo.

Sim, enquanto se discute a vida amorosa da realeza e os conflitos familiares, príncipe Andrew tem sido acusado há anos por abuso sexual. E no dia 13 de setembro ocorrerá a primeira audiência judicial sobre o caso.

A amizade de Andrew com Ghislaine Maxwell e, por consequência, Jeffrey Epstein, são reportadas e registradas há anos. O milionário chegou a ajudar Sarah Ferguson financeiramente e frequentava eventos da Família Real, acompanhando Ghislaine e o príncipe.

Andrew, segundo sua desastrosa entrevista à BBC, era um amigo fiel que teria se surpreendido com as acusações criminosas contra Epstein, dando à ele o benefício da dúvida (mesmo com todas as comprovações). Uma das principais acusadoras contra a rede de abuso de exploração de menores é Virginia Giuffre, que nominalmente citou Andrew como um dos seus abusadores em mais de uma oportunidade, quando ela ainda era menor de idade. Aqui o processo tomou proporções mais preocupantes para a monarquia.

O príncipe faz parte de uma longa lista de poderosos que frequentava a ilha de Epstein no Caribe, suas mansões em Miami, Nova York e outras cidades americanas. Foi na casa de Ghislaine, em Londres, que ele aceitou posar para uma foto ao lado de Virginia e Ghislaine (Epstein tirou a foto). Porém, em vez de se desculpar, lamentar pelas vítimas e – ousadamente – questionar o abuso, ele escolheu negar sequer conhecer a vítima. Alega que a foto, que é a prova mais clara que ele mesmo que “involuntariamente” participou, é falsa.

A única consequência até o momento para as claras mentiras de Andrew foi a de ter sido afastado de suas funções oficiais como membro da Família Real. A opinião pública se voltou contra a clara posição de estar “acima da lei”, algo que nem mesmo a monarquia permite para nenhum membro da família. O silêncio mortal desde a entrevista da BBC foi ineficiente.

Há poucas semanas Virginia Giuffre entrou na Corte Americana, onde os processos contra Ghislaine Maxwell e Jeffrey Epstein estão desenrolando, citando nominalmente príncipe Andrew como um de seus abusadores. Dessa forma, não há alternativa e ele está oficialmente citado em uma investigação criminosa, anos depois de se recusar colaborar voluntariamente.

E o que acontece se ele não aparecer?

A audiência – marcada para ser virtual – vai acontecer no dia 13 de setembro. Andrew está em Balmoral, com a Rainha e príncipe Charles. Segundo o advogado de Virginia, ele pode ser forçado a testemunhar no caso, e há um acordo de extradição entre o Reino Unido e os Estados Unidos, mas apenas no caso de uma condenação judicial. Andrew não tem imunidade diplomática, mas uma condenação e extradição do filho da Rainha vai gerar um conflito sem precedentes entre os dois países.

O que muitos apostam é que Andrew vai optar por não comparecer e o caso será julgado em sua ausência. Se perder, terá que pagar uma indenização à Virginia, além dos custos jurídicos. Outro potencial problema diplomático.

Na sua acusação, Virginia alega que o príncipe Andrew estava ciente do fato de que ela era menor de idade quando tiveram relações e que ela foi forçada a ceder por temer retaliações por parte de Epstein e Ghislaine. O processo contra a empresária, que foi adiado de julho para outubro, também tem Virginia como uma das principais acusadoras.

Donald e Melania Trump, Príncipe Andrew, Jeffrey Epstein e Ghislaine Maxwell (Getty Images)

Segundo a sobrevivente, por cinco anos tentou um acordo com Andrew para que ele testemunhasse contra Epstein e Ghislaine, reconhecendo suas próprias falhas e participações. Após a recusa, optou por acionar a Justiça contra o príncipe também.

A indenização, no caso de derrota, pode ultrapassar 100 milhões de dólares. De todos os ângulos, é de longe, a pior crise que os Windsors enfrentaram até hoje. E de longe, a que está perto do fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s