65 anos de perfeição: Ella e Louis

Em 16 de agosto de 1956 chegava às lojas um dos cinco melhores álbuns de todos os tempos, Ella and Louis. Mesmo que não ame jazz, esse é um dos álbuns definitivos da música, reunindo três lendas (sim Oscar Peterson participa, embora não tenha seu nome no título porque ainda estava estreando). Sessenta e cinco anos depois, Ella and Louis continua absolutamente perfeito e atual.

A ironia é ver dois músicos de meia idade, sentados sem menor produção, olhando para nós como se estivéssemos espiando nos bastidores. Essa é a capa do LP e diz muito. Porque é exatamente a sensação que temos quando começamos a ouvi-lo.

Em 1956 o mundo vivia a febre Elvis Presley, que vinha para mudar a música ao redor do planeta com o rock (quatro garotos em Liverpool seriam profundamente impactados por ele). Frank Sinatra começa a sua fase mais complicada de vida pessoal e profissional. Os Estados , Unidos viviam o auge da segregação. Mas, na música, Miles Davis, Chet Baker, Sonny Rollins, entre outros, lançavam álbuns marcantes.

Ella Fitzgerald e Louis Armstrong já eram estrelas estabelecidas, “velhas” até. Ella tinha quase 40 anos, Louis quase 60. Amigos de longa data, pela primeira vez gravavam juntos depois que Norman Granz, empresário de Ella, fez a sugestão. Todo gravado no lendário Capitol Studios, em Los Angeles, o repertório trazia grandes sucessos dos clássicos americanos, na maior parte de musicais de Fred Astaire, como Cheek to Cheek e They Can’t Take That Away From Me.

O clima dos bastidores era de puro jam, com Ella brincando que perdia a concentração por ser tão fã de Louis. Ella e Louis fez tanto sucesso que rendeu mais dois álbuns da dupla: Ella and Louis Again e Porgy and Bess.

Aproveitando o aniversário do lançamento, fica aqui o post de homenagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s