Fatos sobre The Many Saints of Newark e The Sopranos

Quando criou The Sopranos, David Chase pensava em um filme. Não é portanto surpresa que a série tenha mudado a TV para sempre, estabelecendo o padrão de qualidade atual. Para muitos ainda é surpresa como, com a conclusão polêmica da história, o showrunner tenha agora decidido retomar a franquia com um longa, The Many Saints of Newark. Especialmente porque, mesmo sendo prequel, não pode contar com James Gandolfini. Não importa. Ele consegue.

O filme, que foi anunciado em 2018 e gravado durante a pandemia, conta a história da juventude de Tony Soprano, nos anos 1960s e 70s, em Newark, New Jersey. E mais, não será apenas sobre Tony. Ao contrário, Tony faz parte da história, mas vamos acompanhar a história de Dickie Moltisanti, pai de Christopher e mentor de Tony.

Agora, para quem não viu a série, aqui vem um primeiro spoiler. Dickie não aparece em The Sopranos pois foi violentamente assassinado antes da série começar. No entanto, é por causa dessa tragédia que Tony adota Christopher como seu sobrinho e assim começa a complicada relação entre os dois. Só sabemos de Dickie pelo que Tony e outros comentam, por isso é tão importante ter a oportunidade de ver o que “de fato” aconteceu.

Tony coadjuvante e em ascensão

Para interpretar Dickie, entra Alessandro Nivola, que se parece com Michael Imperioli e é um ótimo ator. E – claro – a neurótica e assustadora relação de Tony com sua mãe, Livia, também terá destaque e ela será vivida pela maravilhosa Vera Farmiga. Além dela, veremos Silvio Dante, Paulie Gualtieri, Janice Soprano e claro, o tio Corrado Junior Soprano, que será vivido pelo sensacional Corey Stoll. E, além de Dickie como novidade, veremos novos rostos como os de Harold McBrayer (Leslie Odom Jr.), Aldo Moltisanti (Ray Liotta) e até Giovanni “Johnny Boy” Soprano, pais de Tony, interpretado por Jon Bernthal.

O elenco “jovem” tem o desafio de se ajustar aos atores que deixaram personagens inesquecíveis na TV. Michael, sem dúvida, com o maior deles pois seu pai ganhou três Emmys consecutivos pelo papel. A equipe de produção se emocionou com a semelhança física dos dois e Michael, que cresceu nos bastidores da série, venceu as dúvidas de aceitar o papel para prestar homenagem ao pai. Segundo ele, as interpretações são diferentes porque Tony jovem era mais perdido, menos vivido e mais violento. Ui!

Quem é Dickie Moltisanti?

Richard Moltisanti, ou Dickie, era um soldado na Família Soprano. Foi casado com Joanne Blundetto, com quem teve Christopher, e era primo de Carmela DeAngelis (mais tarde, Soprano). Portanto embora Tony diga sempre que Christopher é seu “sobrinho”, na verdade eles não têm ligação sanguínea. Dickie foi da Marinha, serviu no Vietnã e depois passou um tempo na prisão, convivendo pouco com sua própria família.

ATENÇÃO PARA O SPOILER REVELADO NA SÉRIE. Dickie foi assassinado do lado de fora de casa, quando trazia algumas bandejas de TV para dentro. Tony diz a Christopher que a morte de seu mentor tenha a ver com uma briga que ele teve com Jilly Ruffalo, um homem com quem foi preso e que matou o colega de cela de Dickie, que arrancou seu olho como vingança. Ruffalo contratou o detetive, Barry Haydu para matar o inimigo. Porém quando Christopher confronta Barry, ele nega seu envolvimento e alega ser vítima de uma armação, pedindo perdão e deixando no ar quem de fato está por trás do assassinato.

Para Tony, Dickie era o exemplo de um homem sério e leal, sempre o elogiando para Christopher. No trailer, há muita gente querendo a morte de Dickie, podemos nos surpreender com a verdade. Esse é o grande segredo do filme The Many Saints of Newark, que estreia no dia 1º de outubro na HBO Max.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s