Oscar ou Emmy?

É fim-de-semana de Emmy, daqui a pouco piscamos e estaremos falando de Oscar, e me pergunto, cada vez com mais frequência, se os dois prêmios de maior prestígio do mercado americano serão ainda mais afetados pela maneira de consumo atual. Afinal, se um filme estreia quase simultaneamente tanto no streaming como nas salas de projeção, é TV ou cinema? Em outras palavras: é Oscar ou Emmy? Honestamente, para mim, o Emmy em 2021 é o que o Oscar era para a maior parte dos consumidores. No mínimo, já está de igual.

Assim como na premiação da Academia, o Emmy tem muita influência de marketing e de popularidade, com um sistema de votos bem semelhante. Uma das grandes diferenças é de justamente ter mais categorias, ou seja, acaba sendo “mais justo” porque tem mais vencedores. Só que, e é comum, há “ondas” dominantes. Houve a época em que Frasier, da Paramount Plus, ganhava em todas as categorias de comédia por vários anos. Veep, da HBO Max, também ocupou esse lugar recentemente. Os Sopranos foi outra série que ganhava todas em uma posição hoje ocupada por The Crown. Falo isso porque assim como o Oscar, há previsibilidade e favoritismo.

Se você teve a oportunidade de ler minha coluna em CLAUDIA, vai estar por dentro de boa parte dos indicados e possíveis vencedores. Mais ainda aqui no blog.

Imagino uma noite equilibrada entre plataformas, mesmo com Netflix e HBO Max mantendo a liderança. É porque o fenômeno do momento, Ted Lasso, que não deve apenas sair vencedora em quase tudo e endeusada na cerimônia, é da Apple TV Plus. Como The Crown, todo elenco foi (justamente) indicado, mostrando a consistência da série.

A favorita nas minisséries é Kate Winslet, por Mare of Easttown, mas Anya Taylor-Joy vem colecionando todos os prêmios nessa categoria por The Queen’s Gambit, acho que será uma boa “briga”.

A noite do Emmy será a coroação de The Crown, não há o que duvidar. (Eu aposto em uma aparição surpresa de um casal real que se mudou para a Califórnia…) E eu espero, de todo coração que WandaVision tenha também seu reconhecimento nesse Emmy. Foi uma das séries mais inteligentes do ano, merece ser premiada.

Vou estar no twitter acompanhando a cerimônia! (@anaclaudiapaix4) vou adorar ouvir seus palpites também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s