Depois de Bond, o rei escocês

Em Skyfall, James Bond reforçou sua origem escocesa (justificando o sotaque do original, Sean Connery), portanto não deixa de ser curioso que Daniel Craig tenha aproveitado o lançamento de 007 No Time To Die para anunciar sua volta à Broadway. E não com uma peça “qualquer”, um dos maiores clássicos de William Shakespeare: MacBeth.

Daniel não é estranho aos palcos, menos ainda à Broadway. Em 2002 fez A Steady Rain, com Hugh Jackman, e, 2017, estrelou Betrayal ao lado de sua esposa, Rachel Weisz. Foi um fenômeno de bilheteria. Antes disso, já ensaiou alguns passos com texto do bardo inglês ao interpretar Iago, de Othello, em uma produção off-Broadway.

Como Lady MacBeth estará a atriz inglesa Ruth Negga, que está no elogiado Passing, com chance de Oscar, segundo alguns críticos.

A importância da peça escrita em 1606 e considerada atual

MacBeth é uma das mais estudadas e importantes peças de Shakespeare e considerada atemporal porque trata da corrupção do poder e ambição, da política, da violência e da instabilidade emocional. As falhas, dúvidas e arrependimentos do rei são compartilhadas com monólogos extremamente bem escritos. Ele começa como herói e termina como um enlouquecido vilão, influenciado por sua mulher.

A peça foi escrita no período pós Elizabeth I, quando seu sobrinho, James I, filho de Mary Stuart, da Escócia, herdou o trono. Inspirada em uma história de um rei escocês, Shakespeare prestou dessa forma, uma homenagem ao novo soberano, uma vez que a peça descreve que a ruína de MacBeth se deu por não respeitar a ordem de hereditariedade.

O verdadeiro MacBeth reinou entre 1040 até 1057. Além de Daniel Craig e Ruth Negga, que vão estrear em abril de 2022, atualmente Denzel Washington e Frances McDormand estrelam o filme A tragédia de MacBeth, com grandes chances de Oscar. É a atemporalidade das peças e texto de Shakespeare.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s