You: quando dois psicopatas formam um time

A nova temporada de You, da Netflix, enfrentava um problema. Se já estava ficando difícil imaginar que Joe Goldberg, vivido por Penn Badgley, conseguiria se livrar do rastro de crimes que estava deixando pelos Estados Unidos. Mas a terceira temporada embarca em uma nova fase da vida do psicopata com cara de bonzinho.

Sim, este é um post com spoilers da terceira temporada.

Dois assassinos aprendendo a formar uma família

Após matar a namorada, na 1ª temporada, em Nova York, Joe se muda para Los Angeles, onde elege Love Quinn como seu objeto de obsessão. Obviamente, entre as reviravoltas, descobrimos que Love também é uma psicopata que elegeu Joe como sua obsessão. O que o impede de matá-la não é amor, mas o fato de que ela terá um filho dele.

Os cinco primeiros episódios relatam a dificuldade de Joe e Love de lidarem com casamento, filho pequeno e uma relação de eterna desconfiança. Parte da psicopatia dos dois é lidar e buscar pessoas desajustadas como eles mesmos. Portanto, ao tentarem a “normalidade”, embarcam em um novo cenário de frustração. O que acaba levando para mais crimes.

Love, a impulsiva, acaba provocando alguns problemas locais antes de Joe. Seu ciúme da vizinha pela qual ele estava obcecando, dá início ao espiral da temporada. Joe, que a essa altura conseguiu se livrar de seus crimes – incluindo os de Los Angeles – é a “voz da razão” da dupla, o que não deixa de ser irônico.

Não fossem os talentos de Victoria Peretti e Penn Badgley, a série poderia estar barrigando. Mas os dois trazem alma e nova perspectiva às suas personagens. Nessa temporada, aprendemos bem mais sobre o passado de Joe e mais detalhes das motivações que moldaram o assassino dissimulado que ele é.

Quando os dois entram para terapia de casal, gera alguns dos momentos mais divertidos da série, onde os exemplos “metafóricos” são literais. Mas, pela empatia que as personagens têm, acaba que sofremos por torcer pelos vilões. E quando a terapeuta sugere que eles trabalhem como um time, nem desconfia de como acertou na mosca, mas ao mesmo tempo colocou as vítimas do casal em maior risco ainda. Juntos, Love e Joe são quase que os psicopatas perfeitos. Com o pequeno Henry podendo herdar esses genes.

Preparando para mais uma temporada

A série segue seguindo os bestsellers de Caroline Kepnes e já anunciou que terá a 4ª temporada. Agora, a fonte de material vem do livro Hidden Bodies.

Love, assim como Joe, não está mais apaixonada e embarca em uma perigosa relação extraconjugal. Enquanto isso, Joe segue elegendo novas obsessões, mas mantendo sua fidelidade, mesmo que com sacrifício. Agora que já conhecemos sua psicopatia, temos um pouco menos de tensão sobre o que pode acontecer. É a imprevisibilidade de Love que coloca os dois em risco.

Mas agora que vivem em uma pequena cidade perto de São Francisco, tanto Joe como Love, são obrigados a lidar com uma sociedade narcisista, oportunista e sociopata, tão doente que são os psicopatas que parecem ser as pessoas bacanas e autênticas da história, o que é o charme de You.

Porém, a trama de gato e rato entre Love e Joe se arrasta para o inevitável. Como é apontado em diferentes momentos, eles psicopatas, portanto são incapazes de conectar com as pessoas. Incluindo os dois. O casamento sofre com os desejos e desconfianças do casal. O inevitável confronto onde separa os dois, chega quando já desejamos que decidam logo o que querem. A essa altura, é inacreditável que o FBI não tenha minimamente suspeita sobre eles, com as pessoas desaparecendo quando entram na órbita de um dos dois.

Como vão resolver na 4ª temporada?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s