5 de novembro e a conspiração da pólvora

O filme V de Vendetta fazia referência ao atentado frustrado contra o Parlamento Britânico de 1605, mas foi um fato histórico marcante para Inglaterra. Por essa razão, 5 de novembro é uma data importante na Inglaterra, quando lembram que o Rei sobreviveu a um atentado, bem, explosivo.

O movimento conhecido como Conspiração da Pólvora, foi originado pela repressão religiosa, onde os católicos tentaram reverter o domínio dos protestantes. Liderado por Guy Fawkes, o grupo pretendia matar o Rei, Jaime I, sequestrar a princesa e mudar o regime. Guy era um mercenário violento, temido por todos e especialista em explosivos. Ele que inspirou V de Vendetta.

A série da Amazon Prime Video, Gunpowder, estrelada por Kit Harrington e Liv Tyler, reconta essa história original de forma irregular. Falta ritmo e química, mas saber que é uma história verdadeira faz do conteúdo algo interessante.

Kit, que é herdeiro de um dos líderes do movimento, Robert Catesby, é o produtor. A série retrata toda articulação até o momento em que Guy Fawkes foi descoberto fazendo vigília de mais de 36 barris de pólvora escondidos no porão do palácio. Uma carta anônima, alertando ao Rei, acabou por atrapalhar os planos de ataque. Guy e os conspiradores foram presos, torturados e mortos.

Desde 1605 que é tradição na Inglaterra de soltar fogos para lembrar o quanto chegaram perto de perder seu Rei. E como diz o verso tradicional:

Remember, remember the fifth of November, gunpowder, treason and plot. I see no reason why gunpowder treason should ever be forgot!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s