A doce Eleanor Audley imortalizou as vozes das vilãs mais cruéis da Disney

É preciso ouvir os filmes originais para perceber que há algo em comum entre Malévola e a madrasta de Cinderella, além da crueldade gratuita. A expressão dos olhos, o gestual das mãos e – claramente – a voz.

O que une as duas vilãs, que estrelaram os dois filmes consecutivos após Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderella e A Bela Adormecida, é a atriz de teatro, rádio e televisão, Eleanor Audley. Primeiro veio Malévola e, nove anos depois, a Madrasta-má. As expressões de Eleanor foram captadas e transferidas para as personagens.



Com duas performances icônicas, pode-se argumentar que Eleanor Audley estabeleceu um “padrão” para maldade. Eleanor fez sucesso na TV americana e rádio e tinha uma postura aristocrática usada nos traços dos dois desenhos, ressaltando sua frieza.

A carreira de Eleanor começou no teatro, aos 20 anos, ainda nos anos 1920s. O rádio veio como sustento e foi onde sua leitura – perfeita – ganhou força e destaque nos anos de ouro do meio de comunicação. Na TV, participou de I Love Lucy, onde interpretava a sogra de Lucille Ball, entre outros sitcoms de sucesso. Quando emprestou sua voz à Lady Tremaine, a madrasta de Cinderella, sua imagem também foi imortalizada como a da vilã. Eleanor faleceu há 40 anos, em 1991, depois batalhar por décadas contra tuberculose. Tinha 86 anos.

O tom e postura que Eleanor passou para a madrasta foi essencial para a trama, porém pouco se sabe de sua vida anterior, apenas que era uma viúva com duas filhas. Ever After e Cinderella de 2015 se basearam no mesmo conceito de que Lady Tremaine tinha inveja da enteada. A atriz, adorada e doce nos bastidores, marcou gerações com sua inflexão pausada. Uma lenda dentro do universo da Disney.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s