Yvonne Orji: diferente de Molly Carter e um dos segredos de Insecure

A genialidade e o talento de Issa Rae ao criar, estrelar e produzir a série Insecure, que está embarcando nos últimos episódios agora na HBO, podem ofuscar um elenco de artistas de grande valor. Dentre eles, a comediante Yvonne Orgi merece um artigo dedicado ao seu grande trabalho como Molly Carter, a advogada e melhor amiga de Issa na série. Uma atuação merecidamente reconhecida com indicação ao Emmy.

Quem vê a obcecada e controlada Molly não percebe o quanto ela difere da atriz. Filha de imigrantes nigerianos, Yvonne chegou aos Estados Unidos ainda criança e não foi muito do agrado dos pais quando escolheu ser comediante. “Você quer ser palhaça?”, ela brinca com o sotaque deles relembrando a reação que tiveram ao descobrir a ambição da filha. Mas a apoiaram.   



Isso mesmo. Comediante. Quem vê Yvonne como Molly sabe que ela insere pitadas de humor na personagem, mas Molly não é nem de perto o alívio cômico da série. Ao contrário, a evolução de Molly em um universo branco e masculino, é dolorosa. Mas, na “vida real”, ela só nos faz rir.

Yvonne chegou aos Estados Unidos em 1989 e, seguindo a orientação da família, mantinha notas altas, se formou em Sociologia e Saúde Pública, mas um concurso de Miss a colocou no caminho jamais imaginado. Isso mesmo, em uma competição de Miss Nigéria nos Estados Unidos, as candidatas tinham que subir ao palco e fazer uma apresentação. Sem talentos escondidos (“Meu talento era tirar nota 10”, brinca) tentou fazer um stand up. As risadas a encorajaram e sua vida nunca mais foi a mesma. No circuito de comediantes, acabou conseguindo abrir a apresentação de Chris Rock, que passou a ser seu mentor. Não demorou quase nada para que entrasse para o elenco de Insecure e virasse uma estrela.

E está aí o veículo que mostra o talento de Yvonne, uma pessoa bem diferente de Molly. Super religiosa, por exemplo, ela ainda é virgem aos 36 anos, se guardando para uma relação definitiva. Em seu livro,  Bamboozled by Jesus: How God Tricked Me into the Life of My Dreams, ela compartilha dicas e lições de vida muito divertidas, mesmo que usando a Bíblia como referência. “O título [falando de Jesus] é porque, honestamente, não há como me separar da minha fé”, ela explicou em uma entrevista.

E depois de Insecure? Yvonne tem feito filmes, livros, shows e especiais de TV, mas sonha mesmo em ser uma apresentadora de um talk show, como Ellen DeGeneres ou Oprah. “Quero ter o poder de dar coisas e ajudar as pessoas”, brinca. Alguém tem dúvida de que pode e deve conseguir?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s