Oscar 2022: quem pode levar Trilha Sonora, Maquiagem e Figurino?

As categorias que deixei para falar agora, depois de ter palpitado sobre os possíveis indicados ao Oscar 2022 em Direção, interpretação, Filme e Roteiro, são os complementos essenciais para a narrativa nas telas: música, cenário e figurino. E não estarão nada fáceis!

Billie Eilish vai encarar Beyoncé e Ariana Grande

Esse ano fiquei desapontada que Leslie Odom Jr tenha perdido pela linda Speak Now, mas em 2022, já cheguei a colocar TODAS as minhas fichas em Billie Eilish e o lindo tema do No Time to Die, porém o cenário mudou.

Billie vai ser indicada, sem dúvida, mas Beyoncé é outra aposta por Being Alive, de King Richard. Beyoncé quer esse Oscar mais do que Billie, acho que nossa querida e talentosa cantora terá que esperar. Até porque, Ariana Grande assina Just Look Up do filme Don’t Look Up. Divas garantindo a noite!

A minha banda favorita, The National, deve emplacar uma indicação por Cyrano e Jeymes Samuel e Jay-Z assinam o tema Guns Go Bang, de The Harder They Fall. Para não dar briga em casa, melhor ficar entre Billie e Ariana, just sayin’. Ou evitar pegar elevador depois da festa…

Mas não vamos esquecer que outras canções podem entrar nessa curta lista, praticamente ameaçando apenas o The National. Lin Manuel Miranda assina as canções do filme da Disney, Encanto e Dos Oruguitas pode entrar. Jenniffer Hudson assina interpreta Here I Am (Singing My Way Home) de Respect, Van Morrison assina Down to Joy, de Belfast e Bono é o autor de Your Song Saved My life, de Sing 2. E agora, José?

Ainda tem a vencedora do ano passado, H.E.R. com Automatic Woman por Bruised, por Nannette temos Ron e Russell Mael com So May We Start. Diane Warren, Brian Wilson, Eddie Veder e Florence + The Machine também têm boas canções. Pensando bem, nem vou opinar.

Uma das cabeças do Radiohead com duas trilhas importantes

Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, assina tanto a trilha sonora de Spencer como a de The Power of the Dog. Ambas distintas mas absolutamente essenciais para a construção da tensão da história. A Variety aposta que ele só emplaca pelo filme de Jane Campion.

Jonny disputa com Hans Zimmer (Duna), e a revista lacra em Nicholas Britell (Don’t Look Up), Nathan Johnson (Nightmare Alley) e Alberto Iglesias (Mães Paralelas). Eu aposto em Alexander Desplat (The French Dispatch) e Carter Burwell (The Tragedy of McBeth). E meu voto vai para Jonny!

Figurinos também está difícil!

Entre os cinco finalistas, a Variety não aposta Jenny Beavan de Cruella ou Jacqueline Durran por Spencer. Igualmente exclui Antoinette Messam de The Harder they Fall, que eu achava que tinham que estar entre os indicados. Eles apostam em Jacqueline West por Duna, Luis Sequeira por Nighmare Alley, Susan Lyall por Being the Ricardos, Paul Tazewell por West Side Story e Charlotte Walter por Belfast. Espero que estejam redondamente enganados.

A mesma discordância por motivos semelhantes está sobre Maquiagem. Listam Duna, House of Gucci, Nightmare Alley, The Eyes of Tammy Faye e King Richard, mas excluem Being the Ricardos e Cruella. Em ambas categorias, Duna deve levar os Oscars.

Já em Production Design, ou cenários, a corrida é igualmente acirrada. Enquanto a Variety coloca Duna, Being The Ricardos, West Side Story e Belfast entre os finalistas, não vejo como Spencer, The Power of the Dog ou How Hard They Fall podem ficar de fora. Sem mencionar Cruella e tantos outros.

O mesmo desafio está para Melhor Fotografia. Eu concordo com os 5 que a revista elegeu, Duna, The Power of the Dog, The Tragedy of MacBeth, Nightmare Alley e Belfast, e torço para Ari Wegner, que trabalhou com Jane Campion e foi escolhida por seu talento atrás das câmeras, mas também por ser mulher. Seu trabalho está lindo mesmo.

As previsões podem ir mudando, aliás, faltam praticamente dois meses!

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s