Os 75 anos de um clássico natalino

Muito antes de Love, Actually, o filme Felicidade Não Se Compra, de Frank Capra, sustentou quase sozinho como o filme preferido de 10 entre 10 pessoas no Natal. Hoje, 20 de dezembro de 2021 completam 75 anos de seu lançamento. E ele segue sendo um dos favoritos de todos os tempos.

A história é emocionante. Na véspera do Natal em 1945, George Bailey, interpretado pelo sempre popular James Stewart, contempla o suicídio. Extremamente infeliz, desempregado, surdo, George abriu mão de todos os seus sonhos e oportunidades para ajudar outras pessoas: irmão, mulher, filhos. Porém um anjo do clero mais baixo, Clarence Odbody, é designado a ajudá-lo. A troca é que, se conseguir salvar George, ganha suas asas. Porém George está desiludido, não é uma tarefa fácil.

Clarence o relembra de vários momentos em sua vida, momentos marcantes, de felicidade e de tristeza, reascendendo em George a perspectiva dos valores de amor, família e esperança. E vê também, no futuro, o duro impacto de sua inexistência na vida de sua mulher e filhos. Emocionado, ele recupera a esperança por um dia melhor. É salvo e – pelos sinos que tocam – sabemos que Clarence ganhou suas asas. É um filme singelo, direto e emocionante.

Baseado em um conto de Philip Van Doren Stern, The Greatest Gift, por sua vez inspirado na obra de Charles Dickens (A Christmas Carol, de 1843), o filme reforça a idéia de anjos da guarda e de união familiar. Felicidade Não Se Compra foi indicado a cinco Oscars e é um filme que sempre está na TV e nos cinemas americanos na época do Natal, mas não foi sucesso imediato na época de seu lançamento. Hoje está na lista de um dos melhores de todos os tempos.

Em uma data tão especial, não poderíamos deixar de lembrar dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s