As Agentes 355: Panteras em ação de James Bond

A trama de todo filme de ação é tanto o quanto Hitchickociniana: o que o herói tenta recuperar para evitar uma guerra mundial ou atentado terrorista não tem detalhes, é o que o diretor chamava de McGuffin, o elemento que provoca a ação, cuja relevância única era gerar movimento. Em todo filme de ação há o McGuffin, mas, o que estamos ali para ver são as cenas de luta, cenários lindos e o impossível diante dos nossos olhos. Em “As Agentes 355” o McGuffin é um disquete tão genial que pode hackear qualquer sistema. Dessa forma, governos de todo o mundo querem evitar que ele caia nas mãos erradas. A diferença aqui é que são agentes femininas.

O filme é um sonho antigo de Jessica Chastain, uma das estrelas. Ela não é estranha ao universo, tendo estrelado filmes como Ava, que é uma prima de sua personagem. A diferença é que todas as mulheres são protagonistas e os homens, fazem os papéis até então relegados às mulheres: cozinham, cuidam dos filhos, se preocupam com elas mas as apoiam. Sim, nem perguntam por que estão longe de casa (no caso, o marido de Penelope Cruz) ou se estão em risco por causa delas (o namorado de Lupita Nyong’o). Não é surpresa que a melhor delas, Diane Kruger, literalmente não tenha ninguém além de uma distante figura paternal. E Jessica, que evitava se relacionar, claro, é enganada pelo bonitão (Sebastian Stan) apaixonado por ela.

Sei que parece que estou ridicularizando, mas não estou. Quantos filmes de ação esse papel não é o da mulher? Não é supresa portanto que a crítica tenha caído em cima do filme, chamando de “trama fraca”. É um filme de ação, para divertir e se desligar e isso consegue com louvor.

As mulheres estão convincentes em todas as cenas de luta e correria (não são poucas) e há uma química incrível entre elas. São tudo que As Panteras queria ser e que nossa 007, Lashana Lynch, não teve a chance de mostrar. Eu quero essa franquia e que venham mais filmes com mulheres em ação. Pipoca sempre foi associada ao cinema e nada melhor do que diversão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s