Oscar 2022: os indicados e a vitória de Kristen Stewart

A lista completa de indicados pode ser vista aqui.

A notícia do ano é a de que Kristen Stewart conseguiu dar um enorme passo em sua carreira: finalmente foi indicada ao Oscar. Ela saiu na frente da corrida, ainda em 2021 com a campanha por seu nome, antes mesmo que Spencer tivesse acabado as gravações. Qualquer e absoluto problema que exista no filme, não é por conta da atuação da atriz. A opção de mostrar uma Princesa Diana tendo um colapso nervoso não é a narrativa mais popular e o filme é 100% apoiado no trabalho de Kristen. Dito isso, Kristen é Kristen em qualquer papel, mas está bem no filme. Não é uma indicação desmerecida. A ver suas chances de ganhar.

Lady Gaga não foi unanimidade entre os críticos, o filme House of Gucci foi estampado com comentários de overacting e não deu certo. Embora tenha achado que foi melhor do que qualquer um dos indicados de Being the Ricardos, Lady Gaga ainda terá sua chance mais à frente. Este é apenas seu segundo filme.

Entre os homens, nada de novo. A briga está entre Andrew Garfield e Will Smith, mas a campanha por Andrew tem crescido, ele tem chance mesmo esse ano.

Jane Campion deve ser a vencedora em sua categoria de Direção, mas, Melhor Filme é uma incognita. A revisitação de West Side Story já perdeu o buzz, mas nenhum filme está ainda muito como “favorito”.

Vamos aos principais indicados. Todos esperados.

#Oscars #OscarNoms #Oscars2022 #Oscar #kristenstewart #nicolekidman #ladygaga

Vamos comentar algumas categorias:

Melhor Ator

Javier Bardem
Benedict Cumberbatch
Andrew Garfield
Will Smith
Denzel Washington

e os coadjuvantes

Ciaran Hinds
Troy Kostur
Jessie Plemons
J.K. Simmons
Kodi Smit-McPhee

Em dezembro de 2021 quase fechei a lista. TInha desconsiderado Javier Bardem por ter achado Being the Ricardos horrível, especialmente ele. Mordi a língua.

Minha aposta de vencedores hoje é Andrew Garfield, por Tick Tick Boom e Kodi Smit-McPhee, por uma incrível atuação em The Power of the Dog.

Melhor Atriz

Jessica Chastain
Olivia Colman
Penélope Cruz
Nicole Kidman
Kristen Stewart


e as indicadas como coadjuvantes

Jessie Buckley
Judi Dench
Ariana DeBose
Kirsten Dunst
Aunjanue Ellis

Entre as atrizes, em dezembro de 2021 não dei força à Penélope Cruz, em novo filme de Pedro Almodovár. Foi Penélope que tirou o lugar de Lady Gaga e tirou o prêmio de Kristen Stewart em Veneza, não podemos esquecer! Tem pouca chance no entanto, assim como Jessica Chastain. Minha escolhida seria Olivia Colman, mas tem cara de uma Nicole Kidman recebendo seu segundo Oscar em 2022.

Entre as coadjuvantes, que equilibra a falta de inclusão entre as principais, Ariana DeBose tem chance de fazer história (segunda vez que o papel de Anita renderia um Oscar, 60 anos depois de sua estreia), mas não descarto – a merecida – chance de Kirsten Dunst por uma atuação sensível e emocionante em The Power of the Dog.

Melhor Diretor

Kenneth Branagh
Ryusuke Hamaguchi
Paul Thomas Anderson
Jane Campion
Steven Spielberg

É o ano da vitória de Jane Campion, a menos que algo muito lalaland-surpreendente aconteça. Pouco a dizer.

Melhor Filme

Belfast
CODA
Don’t Look Up
Drive My Car
Dune
King Richard
Licorice Pizza
Nightmare Alley
The Power of the Dog
West Side Story

A lista de Melhor filme está tão diversificada que é complicado apostar. Eu acho que fica entre Belfast e West Side Story, filmes “tradicionais” de Oscar, mas se a noite tiver virada política, Don’t Look Up pode ser a zebra. Se Jane Campion levar por Melhor Filme também, não seria um pesadelo.

Os “desprezados”

Vamos falar à parte, mas a esnobada do ano foi House of Gucci e Lady Gaga. Todos os outros que ganharam alguma referência, como Mahershala Ali, por Swan Song, não tiveram a mesma força de divulgação. Ridley Scott escolheu Gucci como seu principal veículo e esse sim foi o pior não do ano por parte de Hollywood.

Muito se fala de terem esquecido Homem Aranha entre os Melhores Filmes mas, embora tenha amado, não é o lugar para Super Herói. Quando Pantera Negra fez história, era um filme consistente e que representava muito mais do que bilheteria. A proposta do Oscar não é, necessariamente, coroar os mais populares, tem uma vertente de “Arte” que Marvel não entrega. E isso não é desmerecer o filme!

Ainda estou revisando a lista, o post será atualizado e/ou outros vão subir.

A festa do Oscar acontece no dia 27 de março. Vamos ainda falar muito sobre ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s