Catarina, a Grande, deu um golpe para pegar a coroa do marido, o imperador Pedro, que era odiado por ela. Estranhamente, ele logo apareceu morto e a sombra da culpa ficou para sempre ligada à ela. As loucuras da série The Great, com um humor conhecido por nós como “besteirol”, passeiam por fatos e distorcem outros com ficção, como colocar Catarina e Pedro – finalmente sintonizados e apaixonados – apenas para colocá-los novamente em lados opostos. E a História está escrita. O futuro não parece promissor para Pedro.
A 1ª temporada foi hilária, culminando com o golpe. Nesta 2ª, a química inegável entre Nicolas Hoult e Elle Fanning contribuiu para o atalho artístico de pura invenção no qual há amor entre eles. Os altos e baixos de Catarina se posicionando e nem sempre percebendo as motivações questionáveis ao seu redor esticaram um pouco a corda, mas agora que rompeu, podemos esperar uma 3ª fase com ataques e bastante sangue.


O show da série, mesmo com a simpatia e beleza de Elle Fanning, está em Nicholas Hoult. O ator está hilário, assustador e ao mesmo tempo doce, como o instável e absolutamente odiável imperador da Rússia. A aparência doce e quase inofensiva esconde um assassino nato que está no banco de reservas para agradar Catarina. Testemunhar que ela agora não mais teria problemas de matá-lo vai mudar todo o jogo e duvido que ele siga o caminho de grandiosidade que estava tentando entrar. Nicholas está voando no papel e de quebra ainda aparece como seus “dublês”, mudando tanto que parece até outro ator. Ele tem sido consistentemente indicado a prêmios por sua atuação e está teatralmente magistral.

A essa altura, todo o elenco está entrosado e divertido. Eu od-e-io a Mariel, causadora de muita tristeza para Catarina e se mantendo sua confidente ainda assim. Ela não revelou a verdade sobre Pedro – que dormiu com a sogra e a matou – porque gosta de Catarina. Seu motivo foi finalmente colocar a amiga sem alternativa para agir e … matar o marido. Por poder e fortuna. Se não estivesse feliz por Igor teria ainda maior ressentimento.


A pandemia atrapalhou a produção da temporada que chegou ao fim essa semana, mas as gravações já devem estar para começar. Nos Estados Unidos a expectativa é de que esteja no ar até novembro ou, no mais tardar, fevereiro de 2023. Aqui no Brasil teremos que esperar até o próximo ano, mas já sinto falta dos loucos da monarquia russa. Que venham logo. Huzzah.