Amy Schumer na busca do sentido da vida em Life & Beth

Amy Schumer é uma excelente contadora de histórias, embora as suas histórias se pareçam repetir. Suas personagens – com falhas e vazios existenciais – se escondem em exceços até que a vida as coloca na trillha para felicidade. É o caso da série da Starplus, Life & Beth, que nos traz Amy em uma mescla de suas personagens mais reconhecidas (Amy, de Descompensada e Renée, de Sexy por Acidente) em mais uma busca pela felicidade.

Beth tem uma vida acertada no papel, mas claramente infeliz para quem tem olhos. Claro, vive em Manhattan, tem um emprego em uma distribuidora de vinho, mas que não a empolga, tem um namorado bonito, mas que não ama e sua frustração preocupa a mãe aparentemente fútil. E é justamente esse confronto, marcado por um incidente repentino, que sacode Beth para um recomeço. Doloroso, mas importante.

Para quem acompanha Amy, reconhece de cara que seu alter-ego do momento, Beth, é uma Amy (de Descompensada, seu filme de estreia em 2015) aos 40. Os exceços escondem seu vazio existencial, criado por traumas de infância e um pai ausente, alcóolatra e irresponsável. Mas aí é que está seu talento como roterirista: a história pode até ser parecida, os elementos narrativos também, mas Amy consegue nos envolver e carregar como se fosse novidade.

Ainda comparando as personagens, Beth, é mais madura do que Amy e seria uma Renée com maior autoestima, mas igualmente insatisfeita com quem se tornou como adulta. Quando a fragilidade da vida a confronta em seu torpor, Beth se vê impelida a mudar, mas, primeiro tem que entender como se tornou na pessoa atual antes de mudar na que quer se tornar: mais plena, ousada e autêntica. Quem sabe até mais feliz?

Os dois primeiros episódios já estão disponíveis na plataforma. Vou embarcar com ela nessa jornada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s