Quadro de Marilyn liga atriz a Warhol de forma trágica

A obra mais cara do mundo. De tempos em tempos muda, mas quando unem os nomes de Andy Warhol e Marilyn Monroe, dois ícones pop, podemos ter certeza que vão elevar o desafio. E essa semana, o quadro batizado como Shot Sage Blue Marilyn vai a leilão, com a Christie’s estimando arrecadar mais de 200 milhões de dólares pela peça.milhões. Se vendida, isso a torna a obra de arte mais cara do século 20 já vendida.

O quadro faz parte da coleção de 5 telas de 40 polegadas, pintadas por Warhol, em 1964. Delas, a versão azul é tida por especialistas como a melhor de todas as pinturas que encarnaram a falecida atriz americana. As “Marilyns de Warhol” ficaram tão icônicas rapidamente que três anos depois ele lançou um conjunto de 10, vendido em conjunto por 500 dólares que depois foi dividido para que as gravuras pudessem ser vendidas individualmente.

Uma das razões para a “fama” dos quadros é trágica. Quando mostrou as 5 peças originais, a artista performática Dorothy Podber pediu para “atirar” nas quatro pinturas encostadas na parede, puxando imediatamente uma arma de sua bolsa, disparando uma bala entre os olhos de Marilyn Monroe em uma das pinturas. Eventualmente, um Warhol atordoado os restaurou em vários graus, e as pinturas ficaram conhecidas como “Shot Marilyns”. Toda controvérsia contribuiu para aumentar o valor dos quadros, e, em 1968, no mesmo local, Valerie Solanas repetiu o gesto, mas desta vez foi Warhol quem foi baleado, quase morrendo e jamais recuperando completamente sua saúde após o atentado.

No ano do sexagenário da morte de Marilyn, com o ótimo documentário sobre os diários de Andy Warhol na Netflix, a curiosidade sobre os dois é ainda maior. Esperemos o recorde amanhã, dia 10 de maio, no leilão!

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s