Milionária: Blue Marilyn é leiloada

A expectativa era de alcançar ou superar os 200 milhões de dólares. Chegou perto. Uma das obras mais famosas de Andy Warhol, conhecida como Marilyn Azul ou ‘Shot Sage Blue Marilyn’ , alcançou a impressionante marca de 195 milhões de dólares no leilão realizado pela Christie’s. O comprador não foi revelado, mas com esse valor, Warhol supera o quadro de Jean-Michel Basquiat, que em 2017 chegou a 110.5 milhões de dólares.

O quadro de Warhol foi pintado apenas dois anos após a morte da atriz, que chegará ao marco de 60 anos em agosto. É considerado especial pela combinação de cores e foi tirado de uma foto usada para promover o filme O Rio das Almas Perdidas (Niagara Falls), de 1953 (um dos melhores de Marilyn como atriz dramática), assim como ter sido – literalmente – alvo dos tiros da artista performática Dorothy Podber.

O leilão foi rápido e em menos de 20 minutos o quadro já tinha novo dono, mas a disputa foi acirrada. A obra foi colocada a venda pela Fundação suiça Thomas e Doris Ammann, em Zurique, e vai usar o valor para suas atividades focadas em questões de saúde e educação ao redor do mundo.

Com esse quadro, Andy Warhol passa a ser o mais caro artista plástico americano. E Marilyn, segue sendo endeusada como indiscutivelmente uma das maiores lendas de Hollywood de todos os tempos.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s