David Byrne chega aos 70

Ele é um dos mais influentes e respeitados músicos dos últimos 50 anos, tendo liderado a originalíssima banda Talking Heads e depois embarcando numa igualmente genial carreira solo. David Byrne completa 70 anos neste 14 de maio de 2022. Ainda inovando.

Nascido na Escócia e tendo acompanhado sua família quando deixaram o país (primeiro pelo Canadá e depois Estados Unidos) antes de completar 5 anos de vida. Sempre ligado às Artes, desde cedo saba tocar violão, gaita, acordião e violino, só não foi aceito no coral da escola porque “desafinava”. Mesmo assim sabia que queria fazer música e criou sua primeira banda, Revelation, quando tinha 20 anos. Foi quando foi estudar Design que conheceu o bateirista Chris Frantz e o reencontrou em Nova York, quando o amigo já vivia com a baixista Tina Weymouth. Juntos, formaram a Talking Heads.

Desde o primeiro hit, Psycho Killer, eles sempre estiveram à frente no “rock conceitual”, com letras críticas à sociedade e vídeos que não se restringiam a “novelinhas”, mas verdadeiras manifestações artítiscas. Infelizmente os egos não superaram as brigas e eles romperam em 1988. No meio tempo, e desde então, David escreveu livros, dirigiu filme, escreveu trilhas sonoras (ganhou um Oscar por O Último Imperador) e investiu em novos artistas de todas as partes do mundo, em particular.

Sua turne, Utopia, que fez grande sucesso na Broadway, passou pelo Brasil antes. Ele fez uma ponta na série de Amy Schummer, Life & Beth, como seu médico. Curioso, não?

Como fã de David Byrne de carteirinha, fica aqui a minha homenagem ao gênio. Com alguns de seus melhores vídeos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s