O gótico que une artistas, realeza e moda

Susie Cave é uma das estilistas mais respeitadas e requisitadas do milênio, fundadora e a mente por trás da prestigiada marca Vampire’s Wife.

Esposa do músico e poeta Nick Cave, orgulhosa mãe do ator Earl Cave, Susan começou sua carreira como modelo ( foi descoberta por Steven Meisel ainda adolescente e fez sucesso como Susan Bick) e venceu uma timidez crônica e a morte de um filho para hoje ter o destaque e atenção pelo seu talento. Favorita de Florence Welsh, Kate Middleton, Princesa Beatrice, Stevie Knicks, Keira Knigtley e um sem fim de celebridades.

A moda entrou na vida de Susan quando tinha apenas 14 anos e foi determinante como seu motor de sobrevivência. Com a pele muito clara, sempre gostou de contrastar com seu cabelo preto e temas góticos sempre a encantaram. Ela foi apresentada ao marido, já uma estrela e adorado ao redor do mundo, no final dos anos 1990s e se casaram antes da virada do milênio. Em 2000, ela deu luz aos gêmeos Arthur e Earl, mas a vida escreveu um roteiro trágico para o casal com a morte acidental de Arthur, com apenas 15 anos. No ano anterior ela tinha decidido lançar sua marca, com o nome tirado de um dos livros não publicados de Nick Cave, onde trabalhava nos vestidos que começou a criar para aparecer em eventos com ele. “Sou uma pessoa bastante tímida, e Nick, meu marido, está nos olhos do público. Quando saio com ele, posso ter muita ansiedade social e nunca sabia o que vestir. Nick está sempre impecável em um terno preto e eu sempre me senti muito menos do que isso, então comecei a desenhar vestidos que me davam confiança”, explicou em uma entrevista à Vogue, em 2019.

O trabalho em equipe envolve o músico ajudando a batizar os nomes dos vestidos, escolhendo tecidos e posando de modelo, ocasionalmente. “Eu superenfatizo a forma feminina; a cintura, os ombros – tornando-os bem grandes para que você se sinta bem forte – mas em [formas] muito simples para que você não seja exigente. Bastante mínimo de certa forma. Foi assim que tudo começou; e então começou que as pessoas iriam querer usá-los no tapete vermelho e todo esse tipo de coisa”, comentou Susan.

Para a estilista, passar confiança para quem usa suas peças é essencial e sua motivação. Foi sua dedicação à Vampire’s Wife que a ajudou a enfrentar o luto da morte do filho e toda sua energia criativa está ali. No início, amigas da ex-modelo e do músico, encantados com o que ela criava, encomendaram peças mas hoje a marca é a mais ‘in’ de todas: exclusiva, característica e em demanda.

Outro detalhe que a estilista explora é a sensualidade de estar completamente coberta. Com brilhos, claro. “Eu amo, eu amo, eu amo, estar completamente coberta, mesmo com um lenço na cabeça, mas mostrando as pernas com uns saltos maravilhosos. Eu acho isso adorável porque faz você se concentrar nas pernas, ou seios, ou o que quer que esteja exposto. Você sabe, na arquitetura, fala-se sobre o espaço ao redor das coisas; é mais ou menos assim com os vestidos que faço também. Há um espaço definido ao redor do vestido e é bastante exagerado e maior que a vida'”, ela comentou na mesma entrevista. “Acho que ser coberta, mostrar a forma feminina de forma exagerada é muito sexy também – na forma como vejo o que acho sexy como mulher. Acho poderoso e muito atraente estar vestido da cabeça aos pés completamente coberto. [Pense em] Audrey Hepburn em Givenchy, Cher em Bob Mackie tão incrível [enquanto] coberta de strass, e Marilyn e seu vestido de strass cantando ‘Parabéns’ para o presidente… Suponho que o que é comum em tudo o que estou dizendo é a extrema feminilidade, seja coberta ou descoberta”.

Com a realeza usando seus modelos com maior frequência, Susie Cave trouxe o gótico de volta ã moda, com glamour e muita inteligência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s