Em abril de 2021 eu postei aqui, A trajetória e destino de Daenerys Targaryen são uns dos mais polêmicos da História da TV. Entre abril de 2011 e maio de 2019, a personagem passou a ser icônica nas telas como já era nas páginas do livro, fazendo de uma jovem desconhecida Emilia Clarke uma estrela global. Mesmo quatro anos depois, a Rainha, a Khaleesi ainda tem uma apaixonada base de fãs. É a sombra dela que vai estar sobre todos Targaryens em House of tbe Dragon.


Daenerys Stormborn nasceu em uma tempestade, perseguida e com o peso de vingar sua família, Targaryen, que foi deposta do Iron Throne quando seu pai foi traído e morto.
Com a morte de seu pai, sua mãe (no parto) e seu irmão mais velho, Rhaegar, Daenerys cresceu no exílio, acompanhada de seu irmão Viserys. Empobrecidos, ameaçados e isolados, os dois cresceram dependendo de favores e ajuda de alguns poucos apoiadores. O reino de seu pai foi marcado por violência e desequilíbrio do monarca, poucos sentiam dua falta. No entanto, desde cedo quem observava os irmãos de perto, percebia que a tímida Daenerys seria melhor do que Viserys em tudo, sem esforço, de tão despreparado e instável que ele era.
A jovem princesa, portanto, era a heroína ideal. Sobrevivente, forte, bonita enbem intencionada. Vendida e violentada, inverteu sua situação para dominar seu marido e “dono”. A tragédia a perseguiu quando inadvertidamente tentou salvar Khal Drogone também perdeu o filho dos dois. Acumulou inimigos poderosos, mas passou a liderar milhares. A Khaleesi cuja asensão só alimentava a obsessão de Viserys: recuperar o Iron Throne.

O pior aviso ignorado pelos fãs sempre foia premissa de George R. R. Martin, “o vilão é o herói do outro lado”. Quem leu seus livros, sabe que ele já “brincava” com as diferentes narrativas em seus livros. Portanto, assim como Jamie Lannister teve “razão” ao matar o Mad King, para Daenerys ele era somente e sempre um assassino traidor. E Cersei Lannister, que odiamos até o fim, conseguiu não apenas ser uma boa rainha (mesmo que para chegar ao trono tenha deixado um rastro de sangue e mortes) como comprovou que a loucura Targaryen era um fato e perigo para Westeros.
Um Targaryen sozinho no mundo é uma coisa terrível, seu tio comemtou à distância. Todas suas observações foram proféticas. Daenerys, isolada, perdeu a tênue linha condutora que fazia dela uma boa rainha. Insegurança, ciúme, ressentimentos e até crueldade cegaram a jovem heroína justamente quando esteve perto de vencer.
Tyrion Lannister foi, indiretamente, responsável pela queda de Daenerys. Sua inexperiência como estrategista militar se provou fatal para ela. Diplomata e pacifista, suas manobras contribuíram para que Danny perdesse tempo no ataque à King’s Landing, assim perdendo aliados que foram massacrados e se envolvendo em uma guerra que trouxe baixas significativas e providenciou tempo para Cersei se organizar para um contra-ataque. Quando “enlouqueceu”, Daenerys já tinha ultrapassado seu limite há muito tempo.


Outra premissa de Game of Thrones foi a de destacar a questão do amor em todos seus obstáculos para o Poder, mas isso énum post à parte. Para Daenerys, foi uma questào vital.
Quando ela se apaixona pelo marido, por amor, faz escolhas erradas que a custam as vidas dos que mais ama. Quando se apaixona por Jon Snow, volta a errar e perde tudo. Amor foi a morte do dever de vingar sua família. A falta de amor a endureceu e expôs. Sozinha, ganhou apenas para perder e manchar um legado que era fascinante. O único com conselho de Tyrion foi o de sugerir que esquecesse o Iron Throne. Foi um conselho maduro e acertado. Se tivesse ouvido!

No final das contas, a asensão de Daenerys foi em cima de derrotas morais, onde abriu mão de jamais ter em sus mãos a seu maior sonho.
A complexidade de Daenerys faz dela uma das melhores personagens femininas dos útimos anos. Himana, lutadora e culta. Sua sombra em cima de House of tbe Dragon será algo que os fãs usarão.