A trajetória trágica de Daenerys Targaryen

Em abril de 2021 eu postei aqui, A trajetória e destino de Daenerys Targaryen são uns dos mais polêmicos da História da TV. Entre abril de 2011 e maio de 2019, a personagem passou a ser icônica nas telas como já era nas páginas do livro, fazendo de uma jovem desconhecida Emilia Clarke uma estrela global. Mesmo quatro anos depois, a Rainha, a Khaleesi ainda tem uma apaixonada base de fãs. É a sombra dela que vai estar sobre todos Targaryens em House of tbe Dragon.

Daenerys Stormborn nasceu em uma tempestade, perseguida e com o peso de vingar sua família, Targaryen, que foi deposta do Iron Throne quando seu pai foi traído e morto.

Com a morte de seu pai, sua mãe (no parto) e seu irmão mais velho, Rhaegar, Daenerys cresceu no exílio, acompanhada de seu irmão Viserys. Empobrecidos, ameaçados e isolados, os dois cresceram dependendo de favores e ajuda de alguns poucos apoiadores. O reino de seu pai foi marcado por violência e desequilíbrio do monarca, poucos sentiam dua falta. No entanto, desde cedo quem observava os irmãos de perto, percebia que a tímida Daenerys seria melhor do que Viserys em tudo, sem esforço, de tão despreparado e instável que ele era.

A jovem princesa, portanto, era a heroína ideal. Sobrevivente, forte, bonita enbem intencionada. Vendida e violentada, inverteu sua situação para dominar seu marido e “dono”. A tragédia a perseguiu quando inadvertidamente tentou salvar Khal Drogone também perdeu o filho dos dois. Acumulou inimigos poderosos, mas passou a liderar milhares. A Khaleesi cuja asensão só alimentava a obsessão de Viserys: recuperar o Iron Throne.

O pior aviso ignorado pelos fãs sempre foia premissa de George R. R. Martin, “o vilão é o herói do outro lado”. Quem leu seus livros, sabe que ele já “brincava” com as diferentes narrativas em seus livros. Portanto, assim como Jamie Lannister teve “razão” ao matar o Mad King, para Daenerys ele era somente e sempre um assassino traidor. E Cersei Lannister, que odiamos até o fim, conseguiu não apenas ser uma boa rainha (mesmo que para chegar ao trono tenha deixado um rastro de sangue e mortes) como comprovou que a loucura Targaryen era um fato e perigo para Westeros.

Um Targaryen sozinho no mundo é uma coisa terrível, seu tio comemtou à distância. Todas suas observações foram proféticas. Daenerys, isolada, perdeu a tênue linha condutora que fazia dela uma boa rainha. Insegurança, ciúme, ressentimentos e até crueldade cegaram a jovem heroína justamente quando esteve perto de vencer.

Tyrion Lannister foi, indiretamente, responsável pela queda de Daenerys. Sua inexperiência como estrategista militar se provou fatal para ela. Diplomata e pacifista, suas manobras contribuíram para que Danny perdesse tempo no ataque à King’s Landing, assim perdendo aliados que foram massacrados e se envolvendo em uma guerra que trouxe baixas significativas e providenciou tempo para Cersei se organizar para um contra-ataque. Quando “enlouqueceu”, Daenerys já tinha ultrapassado seu limite há muito tempo.

Outra premissa de Game of Thrones foi a de destacar a questão do amor em todos seus obstáculos para o Poder, mas isso énum post à parte. Para Daenerys, foi uma questào vital.

Quando ela se apaixona pelo marido, por amor, faz escolhas erradas que a custam as vidas dos que mais ama. Quando se apaixona por Jon Snow, volta a errar e perde tudo. Amor foi a morte do dever de vingar sua família. A falta de amor a endureceu e expôs. Sozinha, ganhou apenas para perder e manchar um legado que era fascinante. O único com conselho de Tyrion foi o de sigerir que esquecesse o Iron Throne. Foi um conselho maduro e acertado. Se tivesse ouvido!

No final das contas, a asensão de Daenerys foi em cima de derrotas morais, onde abriu mão de jamais ter em sus mãos a seu maior sonho.

A complexidade de Daenerys faz dela uma das melhores personagens femininas dos útimos anos. Himana, lutadora e culta. Sua sombra em cima de House of tbe Dragon será algo que os fãs usarão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s