O colar “O Lago dos Cisnes” de Diana

Em agosto de 2022 completarão 25 anos de morte da Princesa Diana. Aos 37 anos, ela estava finalmente parecendo ser uma mulher segura e independente, ainda em busca de amor e Paz.

No ano em que morreu, já estava separada do Príncipe Charles há 5 anos e mesmo que sua mágoa em relação ao ex-marido e sua namorada, Camilla Parker Bowles, ainda estivesse viva, Diana estava descobrindo sua liderança no ativismo, abraçando e defendendo causas escolhidas por ela mesma. Seus filhos, William e Harry, sempre próximos em sentimento, estavam em internatos (como segue a tradição inglesa), portanto a princesa era fotografada sozinha, sempre linda.

Essa fase será o coração dramático da 5ª temporada de The Crown, que estréia em novembro. E, pelas imagens de Elizabeth Debicki feitas nas gravações externas, especulam que veremos Diana no que foi seu último compromisso como patrona do English National Ballet, quando usou uma de suas jóias mais famosas. O colar de pérolas e diamantes, hoje conhecido como “o cola do Lago dos Cisnes”. Valor? Algo em torno de 12 milhões de dólares. Em 2017.

A peça foi usada na último evento oficial da Princesa, inclui 187 diamantes e 5 pérolas do Mar do Sul e foi criada em cima de palpites de Diana por Garrard, que era então o Joalheiro da Coroa. Como os brincos que deveriam combinar com o colar não estavam prontos a tempo para dia da Gala, o joalheiro emprestou o colar para o evento, mas pediu a peça de volta para garantir que os brincos combinariam. Diana concordou e combinou que buscaria o conjunto completo na volta de sua viagem….

Com a morte da princesa, as jóias foram vendidas para um empresário britânico, que os colocou em leilão em 1999, com parte dos lucros indo para o Diana Memorial Fund. Desde então, passou por diferentes leilões e mudou mais de uma vez de donos. Ficou famoso justamente por ser um dos últimos colares usados por Diana antes de sua morte.

Em 3 junho de 1997, uma Diana queimada de sol foi conferir a comentada versão do ballet O Lago dos Cisnes, revista pelo coreógrafo Derek Deane para o English National Ballet. No elenco daquela noite, a maior estrela russa da ocasião, a brilhante Altynai Asylmuratova, do Kirov Ballet, estava interpretando o papel duplo de Odette-Odile.

Os críticos chamaram a versão de uma obra de “grande escala, com um corpo de 60 cisnes e uma horda de extras que caem e fazem malabarismos, este é o Lago dos Cisnes como espetáculo”, segundo o The Guardian. Isso porque foi repensado para o palco do Royal Albert Hall, um espaço maior que demandou grandiosidade.

No palco, ter Altynai como Odette era um grande privilégio para os amantes de ballet. (Eu a vi em Paris, com Roland Petit e foi emocionante). Linda, exótica e com uma técnica impecável, era tida como a melhor bailarina do mundo, portanto era uma noite especial para Diana, que um dia sonhou em ser bailarina clássica e sempre prestigiou os bailarinos enquanto esteve viva, com genuína admiração por eles. Naquela que seria sua última vez em uma apresentação, estava estonteante com um vestido reto, assinado por Jacques Azagury.

Como sempre, Diana fez questão de ir aos bastidores depois da apresentação.

Os fãs da série The Crown repararam que embora a cena da série vá mostrar Diana no teatro, o modelo escolhido para a cena é outro, é o qe ela usou dias depois em um evento em Hyde Park.

Nas gravações de The Crown, Elizabeth Debicki segurava um buquê de flores e um programa enquanto saía do local com enxames de paparazzi ao seu redor. O Lyceum Theatre substituiu o Albert Hall.

Mesmo “sem o vestido certo”, com a música dramática do ballet, esse promete ser um momento emocionante na 5ª temporada.

Inacreditável que tenha se passado um quarto de século!

Para ver o que Diana viu, Altynai como Odile.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s