Morre Monty Norman, autor do tema de 007

Em 2022, a franquia cinematográfica de James Bond – 007, completa 60 anos. E com uma perda significativa. Hoje, dia 11 de julho, faleceu o homem que compôs um dos temas mais famosos de todos os tempos, Monty Norman. Ele tinha 94 anos.

Sem muitos detalhes, parentes confirmaram a morte alegando que foi uma “breve doença” que tirou a vida do compositor. Foi Monty que criou o tema de James Bond, arranjado por John Barry e que provocou uma longa batalha judicial entre os dois. Isso porque John Barry se considerava co-autor e apenas em 2001 a Justiça encerrou a disputa, em favor de Monty.

O compositor saiu dos musicais do teatro para o cinema quando Albert R. Broccoli o chamou para fazer a trilha de O Satânico Dr. No. Dessa parceria saiu a canção Under the Mango Tree, que Ursula Andress cantou na icônica cena em que está de biquini branco. Na verdade foi dublada pela esposa de Monty, Diana Coupland. Outras duas canções fazem parte do álbum, Kingston Calypso e Jump Up.


Quando estavam terminando o filme, o diretor Terence Young e o editor Peter Hunt acharam que faltava um som mais comercial, e Monty escreveu o tema de James Bond, mas chamaram John Barry para incluir o riff de guitarra que faria o som ficar mais contemporâneo e jazzístico.

Nascido Monty Noserovitch, em 1928, mudou o sobrenome quando se tornou cantor de várias big bands populares nos anos 1950 e início dos anos 60. Foi o primeiro marido da atriz Diana Coupland, mais conhecida no Reino Unido por ter estrelado a comédia Bless This House.

Para os fãs de James Bond, hoje é um dia triste e de homenagens ao compositor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s