Apuro histórico e qualidade de produção em Becoming Elizabeth

A Starz apostou na reescritura da História com as adaptações dos romances de Philippa Greggory para as telas, com o que chamo de “a maratona das Rainhas inglesas”, que rendeu The White Queen, The White Princess e The Spanish Princess. Becoming Elizabeth não saiu de um desses livros, mas do comando da diretora  Anya Reiss, mais conhecida pelo sucesso EastEnders, da BBC. Honestamente? Ficou melhor.

Estamos a um episódio do final da série e o drama avançou com rapidez, diante do movimento iniciado pelo impulsivo Thomas Seymour (Tom Cullen). Ao invador o quarto do sobrinho e Rei, secretamente para ter a permissão de se casar com Elizabeth, provocou sua morte e a de seu irmão.


Um dos aspectos mais positivos da série é conseguir ter uma narrativa de valores modernos respeitando as restrições de época. Em outras palavras, os fatos estão “corretos”, não há uma mulher saindo do seu papel restritivo do período para que fale com o público do século 21. Ao mesmo tempo, destaca a perspicácia de Elizabeth I para sobreviver.

Outro aspecto emocionante é trazer para as telas como a relação dos três irmãos, filhos de mães diferentes e um um mesmo pai complicado, de unidos acabaram se separando e tornando inimigos. Como Mary I (Romola Garrai) vislumbrou seu reinado, como perdeu a confiança em Elizabeth I e ainda assim, a tinha como amada (tanto que não a condenou à morte, apesar de pressionada).

A reconstituição de época – primorosa – só perde mesmo para essa construção de relações pessoais, sempre afetadas pelo ângulo político. A ascensão dos Dudleys, a derrota dos Seymours. No próximo episódio, o último, ficará ainda mais claro. Já estou com saudades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s