House of the Dragon para iniciantes

Faltam menos de 20 dias e as redes sociais só vão ficar mais intensas sobre a nova série da HBO Max, House of the Dragon. Portanto esse post é para iniciantes que não leram os livrou ou até não viram Game of Thrones. Básico do básico!

Vamos lá? Ah sim, não tem como evitar Spoilers.

Westeros: onde tudo acontece

Há muito tempo, uns 200 anos antes da trama de House of the Dragon (e mais de 100 antes de Game of Thrones), os Targaryens, uma família poderosa que vivia em uma terra chamada Valyria, invadiu o continente e o dominou com facilidade pois tinham três dragões que ajudaram a vencer as batalhas.

Os Targaryens formam uma casa peculiar. Além do domínio e ligação com dragões, se casam entre si (para manter a pureza da linhagem), com raras exceções aqui e ali. Isso é importante saber pois não existe incesto no vocabulário deles.

O continente de Westeros é dividido em Sete Regiões (ou Reinos) que passam a ser regidas pelos Targaryens. A cidade de King’s Landing passou a ser a capital pois foi onde Aegon, o Conquistador começou a atacar. Mas antes de conquistar os Sete Reinos, os Targaryens fizeram a ilha de Dragonsgtone como sua base. Então, por tradição, o Rei vive em King’s Landing e seu herdeiro, Dragonstone.

Haverá citações de cada reino/região e como se organizam, mas se souber onde é a capital e a relevância de Dragonstone já vai estar ok para começar a seguir a história.

As Casas de Westeros

Cada família forma uma Casa, com seus brasões e lemas, que costumam repetir. Em Game of Thrones, que é uns 100 anos depois de House of the Dragon, as famílias que tinham importância eram: Starks, Baratheon, Lannisters, Tyrrels, Targaryen, Tully, Martell, Greyjoy, Bolton, Baelish, Mormont e Tarly, entre outras. As mais importantes, no entanto, eram 4: Starks, Lannisters, Baratheons e Targaryens.

Em House of the Dragon serão outras, embora as que apareçam em Game of Thrones já existam e participem da história. Serão elas: Targaryen, Hightower, Velaryon, Strong e Lannister.

Os principais conflitos serão entre as Casas Targaryen, Hightower e Velarion porque estão ligadas por casamentos.

O timeline e a relevância do período conhecido como A Dança dos Dragões

A história dos Targaryens é dominada pelo lema da casa: Fogo e Sangue. E, sem surpresa, depois de tanto incesto há distúrbios entre alguns herdeiros que rende a fama que a sanidade em um Targaryen é uma questão de sorte.

A trajetória é marcada por conflitos marcantes: a Conquista, Guerra de Dorne, etc. Na série, vamos acompanhar dois deles, pois são os mais sangrentos de todo: O Grande Conselho de Harrenhal, A Conquista de Stepstones, O Ano da Primavera Vermelha e a Dança dos Dragões. Pelas imagens, sabemos que teremos os três primeiros eventos na primeira temporada. A Dança dos Dragões deve ser tema da segunda e da terceira (quem sabe uma quarta) temporada.

O Grande conselho de Harrenhal

É o tema do 1º episódio. Durante o reinado de Jaehaerys I, seu primogênito, Aemon, morre e por isso ele precisa escolher um novo sucessor. Aemon tinha uma única filha, Rhaenys, a quem todos viam como melhor escolha, mas Jaehaerys decide que a sucessão não segue apenas a ordem hereditária. Só se aplica se for um homem. Dessa forma, Rhaenys é preterida por seu tio, Baelon, que tem dois filhos: Viserys e Daemon. Já se planta uma semente de discórdia.

Porém, apenas 9 anos depois, Baelon também morre antes de seu pai e mais uma vez o Rei Jaehaerys I precisa nomear um novo herdeiro. Rhaenys argumenta que seu filho homem, Laenor Velaryon, deveria ser o escolhido, “retratando” a esnobada que recebeu por ser mulher. Mas o Rei, indeciso, convoca o primeiro Grande Conselho, em Harrenhal, para que os senhores de Westeros possam decidir com ele entre o filho de Rhaenys e o filho mais velho do príncipe Baelon, o príncipe Viserys.

Talvez porque Laenor ainda seja uma criança ou apenas porque preferiram seguir a ordem, a maioria dos votos é para Viserys I. Rhaenys, a Rainha que nunca Foi, mais uma vez perde.

Viserys I ascende ao Trono, mas, como todos seus filhos homens morreram, só tem uma menina, Rhaenyra, a quem ama de paixão. Sua esposa, Aemma, morre de parto com o último menino que o casal gerou, por isso, pela lógica recente, o irmão arrogante e ambicioso de Viserys, Daemon, se considera o próximo na linha de sucessão. Porém vem a surpresa.

A Conquista de Stepstones

Daemon está determinado a ter sua coroa, por isso se alia ao Lorde Corlys Velaryon (marido de Rhaenys e pai de Laenor) para conquistar os Stepstones. Esse conflito acabou envolvendo as terras de Triarquia e Dorne e ao vencer, Daemon se autodenomina “Rei de Stepstones” e do Mar Estreito. Mas, ao se casar com sua prima-sobrinha, Laena Velaryon (que foi preterida por Viserys), cede sua coroa ao irmão. Para surpresa geral, Viserys convoca mais uma vez todas as casas de Westeros para oficializar Rhaenyra como sua sucessora, fazendo o que seu avô não fez anos antes. Todos aceitam e juram fidelidade à futura Rainha (Daemon ficou visivelmente irritado com a decisão).

Viserys I, talvez em um gesto conciliatório com Rhaenys, casa Rhaenrya com Laenor (vimos imagens da festa de casamento no trailer), com isso a princesa se muda para Dragonstone. Ela tem três filhos com Laenor (Jacaerys, Lucaerys e Joffrey), mas os três não se parecem em nada com o pai, na verdade se parecem mais com Ser Harwin Strong gerando os rumores de são bastardos e que Laenor, na verdade, é homossexual. Por óbvias razões, pois isso poderia custar a posição de Rhaenyra como sucessora, as fofocas são negadas. Mas, persistem…

E há mais um casamento em Westeros. Um ano depois de perder Aemma, Viserys I se casa novamente, mas em vez de escolher a prima- sobrinha Laena Velaryon (que depois se casa com Daemon), se casa com Alicent Hightower, filha de Otto Hightower, antigo Mão do Rei. Otto é inimigo declarado de Daemon, e a ligação das três casas fica ainda mais confusa.

Da união com Alicent, Viserys tem mais quatro filhos: três meninos (Aegon, Aemond e Daeron) e uma menina (Helaena). Ele vê a relação de Alicent e Rhaenyra se deteriorar por ciúmes e inveja, especialmente quando Alicent insiste em mudar a ordem sucessória para que seu filho, Aegon II, passe à frente da enteada, mas o Rei recusa. O ódio da madrasta é transferido para os filhos e os herdeiros de Viserys abertamente se desgostam, para tristeza do monarca.

O Ano da Primavera Vermelha

Foi um ano trágico no reinado de Viserys I marcado por quatro grandes mortes. Os irmãos Laena e Laenor Velaryon, morrem (Laena no parto e Laenor é assassinado pelo suposto amante), deixando Rhaenyra e Daemon viúvos.

No crescendo da animosidade entre familiares, o príncipe Aemond Targaryen perde o olho em uma luta contra o sobrinho, o príncipe Lucerys Velaryon (que, por sua vez, buscava vingança ao ataque de Aemond a seu irmão, Joffrey). Alicent perde a linha e ataca Rhaenyra na frente de todos (como vimos no trailer), tirando qualquer dúvida de que o reino está dividido. Como já se fazia, quem apoia Rhaenyra passa a usar preto e quem está do lado de Alicent, verde.

Para fechar o ano, um grande incêndio em Harrenhal tira a vida de Lorde Lyonel Strong, Mão do Rei, e seu herdeiro, Sor Harwin. Unidos pelo ressentimento aos Hightowers, os Rhaenyra e Daemon se casam e tem três filhos, chamando o primeiro também de Aegon, para irritar ainda mais Alicent.

A Dança dos Dragões

Será mais à frente na série, mas vale mencionar. É a primeira grande guerra civil na história dos Sete Reinos, e mais sangrenta de todas.

Quando Viserys I morre, Alicent esconde a notícia por sete dias, unindo sua facção para coroar Aegon II como Rei. Quando Rhaenyra é informada que seu pai morreu e seu irmão usurpou o trono, ela perde o bebê que estava esperando, ficando ainda mais raivosa com seus inimigos. Se declara Rainha em Dragonstone e os dois irmãos passam a literalmente batalhar pelo Iron Throne. Como todos têm seus dragões, a luta cobre mar, céu e terra, sempre com muitas vítimas.

Os Velaryons, a princípio, se unem à Rhaenyra, mas isso muda com o tempo. Muitos Targaryens e dragões morrem e o resultado é inesperado. Vou parar aqui para não voltar a contar MUITOS spoilers.

A confusão de nomes repetidos e genealogia

Uma das coisas que George R. R. Martin usa com maestria é a tradição de Reis e Rainhas de terem os mesmos nomes, sempre em homenagem à um antecessor. Além disso, os nomes podem muitas vezes serem muito parecidos. Não tem jeito, tem que decorar mesmo.

Ligações “perigosas”: entendendo o parentesco

Em um cenário incestuoso, é muito difícil manter em mente o grau de parentesco entre os Targaryens, mas é importante. Com exceção dos filhos de Rhaenyra, que jamais foram reconhecidos como bastardos, vou excluir os herdeiros fora de casamentos.

Primos:

  • Viserys I, Daemon e Rhaenys. Os três são netos de Jaehaerys .
  • Rhaenyra Targaryen, Laenor e Laena Velarion.
  • Jacaerys Velarion, Lucaerys Velarion, Joffrey Velarion são primos de Baela e Rhaena Targaryen.

Sobrinhos:

  • Rhaenyra é sobrinha de Daemon.
  • Jacaerys Velarion, Lucaerys Velarion, Joffrey Velarion, Aegon III Targaryen, Viserys II Targaryen e Visenya Targaryen são sobrinhos de Aemond, Aegon II, Helaena e Daeron.
  • Aemond, Aegon, Helaena, Daeron, Jacaerys, Lucaerys e Joffrey são sobrinhos de Daemon.

Casamentos

  • Rhaenys é casada com Corlys Velarion
  • Rhaenerys foi com seu primo (de 2º grau), Laenor Velarion.
  • Se casa com seu tio, Daemon Targaryen
  • Daemon se casa com sua prima-sobrinha, Laena Velarion. Depois com sua sobrinha, Rhaenerys.
  • Viserys I se casa com Alicent Hightower
  • Aegon II se casa com sua irmã, Helaena Targaryen (e tem 3 filhos)

(vou poupar vocês dos amantes)

Voltarei a mapear as relações entre primos, irmãos, sobrinhos, tios e terceiros. Por hora o mapa pode ajudar! Espero!

3 comentários Adicione o seu

  1. angelica disse:

    amei! obrigada pelo conteúdo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Imagina!!!! que bom que gostou!!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s