O último ballet de Rudolf Nureyev

Em 8 de outubro de 1992, há (quase) 30 anos, o mundo se despediu da genialidade de Rudolf Nureyev, com a última obra que ele coreografou para o Opéra de Paris: La Bayadère.

O ballet, quem em 2022 completou 145 anos (em janeiro), é uma das produções mais bonitas criadas por Marius Petipa. São muitas histórias dos bastidores que rendem muitos posts, como o que fiz em 2021.

La Bayadère junta um cenário exótico, uma história de amor, melodia emocionantes e um “ato branco”, tão perfeito no universo clássico.

Para Nureyev, que começou a trabalhar no projeto em 1991, era uma obra especial. A dançou na Rússia, ainda jovem e foi com o “Ato das Sombras” que, em 1963, fez história dançando com Margot Fonteyn. Apesar de Natalia Makarova ter feito a montagem completa em 1980, ele queria fazer a dele. Com a saúde cada dia mais frágil, teve que correr contra o tempo.

Sem limitação de orçamento, a versão francesa é a mais luxuosa dos últimos anos. Nureyev chamou o designer de ópera italiano Ezio Frigerio para criar os cenários e a designer de ópera Franca Squarciapino, para assinar os figurinos. Inspirados no Taj Mahal e na arquitetura do Império Otomano, o casal tentou se manter também fiel à visão original de Petipa, onde as roupas refletiam antigas pinturas persas e indianas, com elaborados toucados e chapéus, tecidos coloridos e brilhantes e trajes tradicionais indianos. O resultado é incrível.



O elenco original de 1992, escolhido pelo bailarino russo, incluía Isabelle Guérin como Nikiya, Laurent Hilaire como Solor e Élisabeth Platel como Gamzatti. Para os dançarinos, a música e a história emotivas ficaram ainda mais significativas pois Nureyev, que já não conseguia mais andar, estava sentado em uma cadeira, nos bastidores, acompanhando cada gesto. Se levantou brevemente para receber a enxurrada de aplausos. Apenas três meses depois da estréia, falecia em consequência da AIDS.

Em 1994, o elenco original gravou a produção completa, em memória do gênio da dança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s