No dia 5 de outubro de 1962 chegava aos cinemas britânicos o filme 007 contra o Satânico Dr. No, a primeira adaptação da história dos best sellers de Ian Fleming para o cinema, estrelado por um desconhecido escocês, Sean Connery. Nascia um fenômeno cultural que seis décadas depois ainda encanta diferentes gerações. (O resto do mundo o conheceu em 1963)
Dr. No não é a primeira de James Bond, mas como foi o primeiro filme foi a primeira vez que ouvimos sua apresentação assinatura ao responder à maneira que Sylvia Trench se apresentou a ele.
Neste filme, James Bond é apresentado como um espião ao serviço de Sua Majestade e enviado para Jamaica para investigar o desaparecimento misterioso de um agente britânico. As pistas o levam a uma ilha suspeita, controlada pelo cientista Dr. Julius No, um agente da S.P.E.C.T.R.E. que tem um plano maléfico de destruir o programa espacial dos Estados Unidos.
Com o tema de James Bond assinado por John Barry e Monty Norman, o filme é um dos únicos sem a tradicional canção de abertura que passaria a ter em seguida. No mais recente filme, Sem Tempo Para Morrer, James acaba retornando à ilha com uma conclusão um tanto polêmica entre os tradicionalistas.



007 Contra o Satânico Dr. No foi um massivo sucesso nas bilheterias, com cenas icônicas como a de Ursula Andress saindo do mar em um biquini branco.
O sucesso de Dr. No foi responsável por uma onda de filmes sobre espionagem que mesmo 60 anos depois seguem populares.
Embora ao logo do tempo a personagem de James Bond venha ganhando dramaticidade e complexidade, ele ainda representa muito da cultura machista que colocava as mulheres em papéis coadjuvantes, objetificados e ultrapassados, com cenas muito difíceis de tolerar nos dias de hoje. Ainda assim o apelo de James Bond é repassado de geração em geração. A busca para o substituto de Daniel Craig ainda está em andamento, gerando muitas especulações sobre o “próximo 007”.
Um dos pontos fortes e unânimes de todos os filmes é a música de James Bond, com artistas pop de destaque e, por muitos anos, a assinatura de John Barry.
No dia mundial de James Bond, fica aqui uma playlist com seus maiores sucessos.