Os 60 anos de James Bond no cinema

No dia 5 de outubro de 1962 chegava aos cinemas britânicos o filme 007 contra o Satânico Dr. No, a primeira adaptação da história dos best sellers de Ian Fleming para o cinema, estrelado por um desconhecido escocês, Sean Connery. Nascia um fenômeno cultural que seis décadas depois ainda encanta diferentes gerações. (O resto do mundo o conheceu em 1963)

Dr. No não é a primeira de James Bond, mas como foi o primeiro filme foi a primeira vez que ouvimos sua apresentação assinatura ao responder à maneira que Sylvia Trench se apresentou a ele.

Neste filme, James Bond é apresentado como um espião ao serviço de Sua Majestade e enviado para Jamaica para investigar o desaparecimento misterioso de um agente britânico. As pistas o levam a uma ilha suspeita, controlada pelo cientista Dr. Julius No, um agente da S.P.E.C.T.R.E. que tem um plano maléfico de destruir o programa espacial dos Estados Unidos.

Com o tema de James Bond assinado por John Barry e Monty Norman, o filme é um dos únicos sem a tradicional canção de abertura que passaria a ter em seguida. No mais recente filme, Sem Tempo Para Morrer, James acaba retornando à ilha com uma conclusão um tanto polêmica entre os tradicionalistas.

007 Contra o Satânico Dr. No foi um massivo sucesso nas bilheterias, com cenas icônicas como a de Ursula Andress saindo do mar em um biquini branco.

O sucesso de Dr. No foi responsável por uma onda de filmes sobre espionagem que mesmo 60 anos depois seguem populares.

Embora ao logo do tempo a personagem de James Bond venha ganhando dramaticidade e complexidade, ele ainda representa muito da cultura machista que colocava as mulheres em papéis coadjuvantes, objetificados e ultrapassados, com cenas muito difíceis de tolerar nos dias de hoje. Ainda assim o apelo de James Bond é repassado de geração em geração. A busca para o substituto de Daniel Craig ainda está em andamento, gerando muitas especulações sobre o “próximo 007”.

Um dos pontos fortes e unânimes de todos os filmes é a música de James Bond, com artistas pop de destaque e, por muitos anos, a assinatura de John Barry.

No dia mundial de James Bond, fica aqui uma playlist com seus maiores sucessos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s