Os 80 anos de um dos maiores clássicos do cinema: Casablanca

São tantas as lendas sobre os bastidores, mas se há um filme que resiste o teste do tempo é Casablanca. Dentro e fora das telas é um conto sobre a vitória contra a adversidade, sobre integridade, amor impossível e um sonho de Paz. Em tempos de algoritmos, talvez não tivesse sobrevivido: a bilheteria foi fraca e os críticos não gostaram, dificilmente estaria considerado entre sucessos. Dentre os reconhecimentos da Academia recebeu Oscar de Melhor Filme, Direção e Roteiro, portanto a trinca máxima da perfeição. E hoje, 26 de novembro de 2022, completam 80 anos de seu lançamento nos cinemas.

Sabe o que é impressionante? Casablanca fala da Segunda Grande Guerra Mundial e foi produzido e lançado quando os eventos na tela aconteciam na realidade. Um exemplo de filme noir, com traições, surpresas, mistérios e um romance impossível. A história de amor se destaca porque ela luta justamente contra o bem maior, onde há muito mais em jogo do que a felicidade do casal principal.

Casablanca uniu o astro Humphrey Bogart com a jovem novata sueca, Ingrid Bergman, estreando no cinema americano. A inegável química entre eles, ressaltada pela lendária trilha sonora e sua canção As Time Goes By, na voz do pianista Sam (Dooley Wilson), é um dos momentos mais citados, repetidos e adorados do Cinema em todos os tempos. Todo rodado em estúdio, começou a rodar antes mesmo de terminar o roteiro. Aliás, são muitas as lendas sobre os bastidores da produção, mas pouca supresa que Casablanca ainda seja considerado o terceiro melhor filme da História.

Hoje é dia para relembrar esse clássico disponível na plataforma da HBO. Aliás, em tempos de tanto conflito e de divisão, a mensagem de Casablanca nunca foi mais atual. Afinal, Rick tenta, mas manter neutralidade na guerra ou no amor, é uma batalha perdida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s