
Há 23 anos, os Estados Unidos ficou chocado com um violento crime no Texas com motivações e conclusões inesperadas. Candy Montgomery, a dona-de-casa perfeita e respeitada em sua comunidade, matou sua amiga, Betty Gore, com 41 machadadas.
Pausa para associar a violência porque ainda piora. Vamos voltar aos fatos.
Candy tinha sido amante do marido de Betty, Allan Gore, mas ele rompeu o caso quando a esposa engravidou. No dia 13 de junho de 1980, Candy se ofereceu para levar a filha de Betty para uma aula de natação depois que a menina passou a noite em sua casa. Para isso, foi à casa da mãe da menina para pegar o maiô dela. O que aconteceu em seguida, ninguém sabe ao certo. Aparentemente Betty a confrontou a respeito de seu caso com Allan. O que quer que tenha acontecido, a conclusão foi violenta.
O assassinato aconteceu dentro da casa de Betty, enquanto a pequena filha recém nascida dela dormia no quarto. Após o crime, Candy entrou no banheiro, tomou banho, trocou de roupa e foi calmamente buscar os filhos no estudo da Bíblia na igreja. Quando o corpo de Betty foi descoberto, Candy se tornou a principal suspeita, pois era a última pessoa conhecida que esteve com a vítima. A suspeita só aumentou quando Allan confessou o caso dos dois à polícia. Quando ficou impossível de negar, Candy, explicou sua motivação: “auto defesa”.
Nova pausa. 41 machadadas como auto defesa.
Por mais inacreditável que seja, o argumento convenceu o jurí. Você leu certo: Candy deu 41 machadadas na amiga e foi considerada inocente. Sem surpresa, mais de 40 anos depois, a história ainda é chocante.
Talvez por isso, curiosamente, o crime tenha ganhado duas adaptações simultâneas e recentes. Primeiro no ano passado, com Jessica Biel na pele de Candy, na série da Starplus de mesmo nome, com a atriz de The Last of Us, Melanie Lynskey, como Betty. Agora, Elizabeth Olsen lidera a versão da HBO, Love&Death (Amor e Morte), com Lily Rabe como Betty.


A atuação de Jessica foi fiel à verdadeira Candy, a versão visual de Love&Death não está tão “visualmente apurada”, mas pelo teaser vemos que as interpretações estão espetaculares. Para Elizabeth Olsen, explorar a complexa personalidade de Candy, uma mulher que aparentemente tinha tudo mas escolheu trazer mais emoção para seu cotidiano com um caso extra conjugal, que veio a ser o gatilho para estressar a sua relação com Betty ao ponto do assassiná-la, é, de fato, um ótimo desafio profissional.
Todas três séries (incluindo a de 1990, estrelada por Barbara Hershey) têm como base o livro Evidence of Love, dos reporteres que também fizeram a cobertura do crime para o Texas Monthly.
Serão sete episódios, com estreia em 27 de abril. Além de Elizabeth Olsen, o elenco traz Lily Rabe como Betty e Jesse Plemons como o marido de Betty, Allan. Fãs de true crime sabem que será imperdível.