Em alguns elementos, Succession é uma série típica das últimas décadas: universo familiar tóxico, personagens falhos, dramas profundos e clima sufocante. E oq ue acontece? Somos viciados. Premiadíssima, com atuações icônicas (nossa, lendário e icônico viraram adjetivos comuns, mas, nesse caso, se aplicam) está para estrear sua 4ª temporada, depois de uma conclusão inesperada na 3ª. Se você é fã, se prepare: é a temporada final. Isso mesmo, hoje na New Yorker o showrunner, Jesse Armstrong, confirmou a triste notícia.
“Nunca pensei que pudesse durar para sempre. O fim sempre esteve presente em minha mente. Desde a segunda temporada, tenho tentado pensar: é o próximo, ou o seguinte, ou é o seguinte?”, ele comenta na entrevista revelando que a decisão foi tomada em 2021, quando começaram a trabalhar na temporada que vai estrear. “Criamos vários cenários: poderíamos fazer algumas temporadas curtas ou mais duas temporadas. Ou poderíamos continuar por muito tempo e transformar o show em algo bem diferente, e ser um tipo de show divertido mais esguio e livre, onde haveria semanas boas e semanas ruins. Ou podemos fazer algo um pouco mais musculoso e completo, e sair meio forte. E essa definitivamente sempre foi minha preferência”, explicou.

E vem em uma hora na qual – voltaremos a falar sobre isso no blog – a “onda de cancelamentos” e revisão de conteúdos está no auge, mas não é nem motivada ou provocada por isso, segundo ele deixa claro. “A HBO tem sido generosa e provavelmente teria feito mais temporadas, e eles foram legais em dizer, a decisão é sua. Isso é bom, mas também é uma responsabilidade”, o showrunner esclareceu antes de explicar. “Acho que essa história de sucessão que estávamos contando está completa”.
Podemos discordar pois a luta entre os Roys pela sucessão nos negócios da família segue acirrada. Depois de passarem 3 temporadas se bicando, os irmãos Kendall (Jeremy Strong), Shiv (Sarah Snook) e Roman (Kieran Culkin) se unem contra como Logan (Brian Cox), mas mais uma vez o patriarca vira o jogo e essencialmente os eliminou de qualquer tomada de decisão para Waystar Royco. Conseguiu isso com a virada de casaca de Tom Wambsgans (Matthew Macfadyen), marido de Shiv e agora em uma maior posição de poder nos negócios da família.
Nessa etapa final os negócios são liderados pelo acordo de Logan com Lukas Matsson (Alexander Skarsgård) e GoJo. Tom ainda lida com a possibilidade de ir para prisão e agora terá que lidar com uma Shiv ciente do que ele fez. Como ficará Kendall agora que compartilhou seus demônios com os irmãos? Quem vai efetivamente suceder Roy?
“Estou interessado em como essa sucessão se cruza com o poder. E é por isso que a monarquia britânica parece fundamentalmente cômica para mim, mais do que qualquer outra coisa. Não que não tenha muito poder cultural e não seja uma grande parte da psique nacional. Mas porque, se alguma vez tirasse a espada da bainha, provavelmente seria feita de pão de ló de baunilha”, conta Jesse Armstrong na mesma entrevista. Ou seja… livros, entrevistas, reality shows? Sucession será mesmo a série para acompanhar. Porque quando sair do ar, fará falta. A volta é dia 26 de março.